Empresariado defende terceirização em reunião das Federações de Indústria do sul

Fórum Industrial-Parlamentar Sul reuniu representantes de federações do setor como FIERGS, FIESC e FIEP em Brasília

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor Müller, defendeu nesta quarta-feira (25) a votação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização. A defesa foi feita em encontro do Fórum Industrial-Parlamentar Sul, realizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

O evento reuniu os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco Côrte, coordenador do encontro, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, além de deputados e senadores da bancada sulista.  O PL 4330/2004, apoiado pela CNI, está na lista dos projetos a serem incluídos na pauta do plenário da Câmara.

"Sem a terceirização regulamentada, torna-se impossível para setores como a construção civil e calçados operar com eficiência", disse o presidente da FIERGS, Heitor Müller (centro)

Müller assinalou que a aprovação do projeto eliminará a grande incerteza jurídica causada pela falta de regulamentação do trabalho terceirizado, essencial para vários setores da indústria, especialmente a construção civil. "Comemoramos há pouco a Revolução Farroupilha e, no século XXI, precisamos da revolução da competitividade. Sem a terceirização regulamentada, torna-se impossível para setores como a construção civil e calçados operar com eficiência", destacou o presidente da FIERGS.

O Fórum Industrial-Parlamentar Sul discutiu com parlamentares da bancada sulista a recriação da Sudesul, uma política industrial para o carvão mineral, o aumento da oferta de gás natural no sul e o programa Sul Competitivo, que lista as obras de infraestrutura necessárias para melhorar a logística na região. "Temos de alinhar as posições sobre temas estruturais da região sul. Devemos estar unidos em torno destas questões, cuja solução passa obrigatoriamente pela união de empresários e parlamentares", conclamou o dirigente da FIESC, Glauco Côrte.

O deputado Alceu Moreira(PMDB-RS), coordenador da bancada gaúcha, sugeriu a criação de uma frente parlamentar da indústria do sul como fundamental para a defesa da aprovação de projetos que beneficiem a região.  Já o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) propôs que se desenvolva no Brasil a tecnologia de extração do gás de xisto, encontrado na região sul, cuja produção nos Estados Unidos, com preço final baixo, ameaça, segundo ele, a já baixa competitividade das empresas brasileiras.

Relacionadas

Leia mais

Terceirização não precariza o trabalho e estimula economia
CNI e federações da indústria reconhecem esforço do Congresso Nacional em regulamentar a terceirização

Comentários