Empresários e trabalhadores farão manifestações públicas contra incentivos do ICMS à importação

A primeira ocorre no próximo dia 28 de março, em Itajaí, Santa Catarina

A Coalizão Capital e Trabalho pelo Fim da Guerra Fiscal nos Portos, que une empresários e trabalhadores pela rapidez na eliminação dos incentivos do ICMS às importações, programou inicialmente quatro manifestações públicas em favor da Resolução 72/2010 do Senado, que estabelece a medida. A primeira ocorre no próximo dia 28 de março, em Itajaí, Santa Catarina. No dia seguinte, 29, será a vez de Porto Alegre, à qual se seguem São Paulo, no dia 4 de abril, e Manaus, em data ainda a ser definida. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29.02, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, pelo presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). A Força Sindical é uma das seis entidades trabalhistas que integram a Coalizão, assim como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com16 entidades de classe do empresariado, incluindo a CNI. 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, para quem a concessão de incentivos do ICMS a produtos importados por 12 governos estaduais “é uma irresponsabilidade”, alertou para o crescente processo de desindustrialização no país (perda de participação da indústria na produção e na geração de empregos). 

Segundo ele, a participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB) se situa atualmente em torno de 16%. “Um país sem indústria forte não é um país desenvolvido, porque é a indústria que promove e amplia a inovação e o desenvolvimento tecnológico e oferece emprego bem remunerado”, sublinhou Andrade. 

Para o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Pólo Lopes, é “inaceitável” a manutenção dos incentivos do ICMS às importações. De acordo com o presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções), Aguinaldo Diniz, tais incentivos foram responsáveis por quase metade do déficit comercial (importações acima das exportações) de US$ 5 bilhões do setor têxtil no ano passado. 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo, Adi dos Santos Lima, enfatizou que a concorrência desleal das importações pelos incentivos do ICMS a produtos importados, que exporta empregos para a China e outros países, não é um problema apenas das empresas e dos trabalhadores, mas da sociedade como um todo. “Não podemos entregar a indústria nacional de mão beijada. Mais importante que comprar produto barato é ter empregos”, assinalou.

Relacionadas

Leia mais

ICMS Interestadual, aprovado na CAE, vai ao Plenário do Senado
CNI apoia Ministério da Fazenda na negociação com os governadores sobre mudanças no ICMS
Mudanças no ICMS têm apoio da indústria

Comentários