CNI apoia Ministério da Fazenda na negociação com os governadores sobre mudanças no ICMS

Para a entidade, a fixação de uma alíquota única e a criação de um fundo de compensação para os estados podem por fim à guerra fiscal entre os estados

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apoia a proposta do Ministério da Fazenda apresentada aos governadores nesta quarta-feira, 7 de novembro,  em reunião no Ministério, de fixação de uma alíquota única do ICMS e criação de um fundo para compensar perdas de receita de alguns estados. A CNI vê  na proposta uma iniciativa concreta para por fim à guerra fiscal entre os estados e, dessa forma, ao simplificar o sistema tributário, ajudar a ampliar a competitividade das empresas. 

“É importante ter uma estratégia definida para o curto prazo e o longo prazo. O aperfeiçoamento do sistema tributário deve ser buscado em duas frentes: a discussão sobre o desenho de uma reforma completa e, em paralelo, a promoção de mudanças pontuais que ataquem alguns problemas do sistema atual. Temos de combinar o idealismo com o pragmatismo”, afirma o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário cresce e é a segunda maior desde abril de 2011, informa pesquisa da CNI
CNI divulga nesta sexta-feira (19) o Índice de Confiança  do Empresário Industrial (ICEI) de janeiro
Aumenta a oferta de emprego na indústria, informa CNI

Comentários