Um terço das empresas considera governo pouco eficiente na superação de barreiras comerciais

No Centro-Oeste, esse percentual sobe para 50,5%, revela pesquisa da CNI. Segundo cálculo da FGV, o Brasil perde anualmente cerca de 14% de suas exportações em função desses entraves

Em apenas dois tipos de barreiras (as técnicas e as de medidas sanitárias e fitossanitárias), o Brasil perde anualmente cerca de 14% de exportações

Quase um terço das empresas exportadoras (31%) considera baixa a eficiência do governo para a superação de barreiras em outros países que prejudicam a entrada de produtos brasileiros, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Centro-Oeste, esse percentual sobe para 50,5%, mais da metade das empresas. Os dados constam da pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras de 2018, realizada pela CNI em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo cálculo FGV, quando se consideram apenas dois tipos de barreiras (as técnicas e as de medidas sanitárias e fitossanitárias), o Brasil perde anualmente cerca de 14% de exportações. Isso significa uma perda perto de US$ 30,5 bilhões somente em 2017 e revela a urgência de medidas para derrubar esses entraves nos mercados externos. 

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, o governo avançou nos últimos anos com a criação de um sistema eletrônico para monitorar barreiras às exportações e aos investimentos brasileiros no exterior. “O setor privado tem feito a sua parte ao notificar as barreiras. Agora, o governo necessita negociar com outros países a remoção dessas barreiras. O setor privado precisa estar próximo do governo para acompanhar o processo de revisão dessas barreiras”, afirma Abijaodi.

OBSTÁCULOS - Ao serem perguntadas especificamente sobre os obstáculos enfrentados nos mercados de destino das exportações, uma grande quantidade de empresas (46%) apontou a existência de tarifas de importação. Um terço delas também apontou a burocracia administrativa e aduaneira no país de destino como uma barreira às suas mercadorias, e 26,3% delas destacaram a dificuldade associada ao cumprimento de normas técnicas. Houve um aumento na percepção da importância das tarifas de importação e das normas técnicas em relação à edição passada da pesquisa.

Em agosto, a CNI lançou a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras, que, em uma de suas frentes, busca justamente atacar esses entraves em mercados externos que prejudicam as exportações brasileiras. Levantamento da CNI, em parceria com associações e federações das indústrias, identificou 27 barreiras comerciais no exterior contra produtos brasileiros. Essas barreiras foram inseridas no Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras (SEM Barreiras) do governo federal, que é atualizado constantemente. Elas impactam desde as nossas vendas de pão de queijo, passando pelo suco de laranja até a carne bovina.

ACESSO A MERCADOS - A pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras de 2018 mostra ainda que, para 21,5% das empresas exportadoras, a ausência de acordos comerciais com os mercados de atuação representa um problema crítico para a entrada dos produtos brasileiros nesses países.
Uma parcela de 19,7% das empresas cita como um problema crítico a abrangência insuficiente dos acordos comerciais existentes; 17,8% apontam a existência de barreiras não tarifárias; e 17,4% a de barreiras tarifárias.

A PESQUISA – A pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras” de 2018 ouviu 589 empresas exportadoras entre outubro de 2017 e março de 2018 e apresenta um raio-X dos problemas que os empresários brasileiros enfrentam para poder vender bens e serviços para o exterior. 
A maioria das empresas atua no comércio exterior há mais de 10 anos, o que revela a persistência dos problemas apontados por elas. Esta é a segunda edição da pesquisa e busca dar continuidade ao monitoramento dos principais entraves do processo de exportação e avaliar mudanças ocorridas nos desafios enfrentados pelos exportadores nos últimos dois anos.

SAIBA MAIS – Acesse o site Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras 2018 para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Estados Unidos devem ser prioridade para um acordo de livre comércio, dizem exportadores
CNI defende negociação de acordos de livre comércio para fortalecer economia
VÍDEO: CNI 80 anos - A indústria evolui junto com você

Comentários