Missão técnica em bioeconomia e educação profissional conta com representante do SENAI

Com objetivo de formar uma rede de colaboração entre profissionais e instituições do país, o SENAI participou da missão técnica em bioeconomia, em Bonn, na Alemanha,

grupo de pessoas reunidas em frente a um casarão

Com objetivo de formar uma rede de colaboração entre profissionais e instituições do país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participou da missão técnica em bioeconomia, nos dias 25 a 29 de setembro, em Bonn, na Alemanha. O objetivo da viagem era conhecer a experiência do país em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e conceitos inovadores desenvolvidos na área.

Na missão internacional, o SENAI-MT estava representado pelo gerente de Educação Profissional e Superior do SENAI-MT, Marcos Ribeiro, e conta com a participação de colegas da instituição de outros estados como a consultora de Tecnologia e Inovação do SENAI Rondônia, Lissandra Fernandes, a gerente de Operações SENAI Amapá, Cleide Guedes, a analista de Desenvolvimento Industrial da Superintendência de Negócios Internacionais do Departamento Nacional do SENAI, Arman Yeltay. 


“A missão é uma oportunidade de vivenciar o sistema de ensino profissional na Alemanha e permite a todos os participantes a identificar as boas práticas e aplicar no Brasil, principalmente no contexto da missão, bioeconomia. Vamos conhecer as instalações, ter troca de experiências e acompanhar a apresentação do método de aconselhamento de carreira profissional”, pontua o gerente Marcos Ribeiro.


A visita fez parte do Projeto Profissionais do Futuro, desenvolvido pelo MEC em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, a encargo do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A iniciativa contribuiu para a oferta e a atualização de cursos técnicos e tecnológicos nas áreas de energias renováveis, bioeconomia e economia circular, além da digitalização desses setores.

A viagem também serviu para formação de uma rede de colaboração entre profissionais e instituições de EPT e para o compartilhamento de práticas alemãs em Educação Profissional e Tecnológica.

O MEC estava representado pelo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli; pela diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Patrícia Barcelos; pela assessora da Setec, Sandra Grutzmacher; e pelo chefe da Assessoria Internacional, Filipe Girardi.  

Visitas – Além disso, os participantes fizeram visitas ao Instituto Federal Alemão de Educação Profissional, onde foi possível conhecer o sistema de EPT de Empregos "verdes" com foco em bioeconomia; ao Campus Wiesengut de Agricultura Orgânica; e ao Campus Wiesengut da Universidade de Bonn de Agricultura Orgânica e comercialização de produtos de origem vegetal e animal.

A equipe da missão ainda conheceu a Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Regional Sustentável, da Universidade de Kassel; a Unidade de Witzenhausen das Escolas Agrícolas Alemãs (DEULA); o Instituto Witzenhausen de Resíduos, Meio Ambiente e Energia; e a Usina de Compostagem Kompostanlage Burgberg Witzenhausen.

Relacionadas

Leia mais

CNI debate interação entre indústria e universidade para a área de inovação
SENAI firma parceria para certificação internacional de especialista em energia
Realidade virtual e simuladores trazem inovação aos treinamentos de trabalhadores no Mato Grosso

Comentários