Realidade virtual e simuladores trazem inovação aos treinamentos de trabalhadores no Mato Grosso

Tecnologia veio da Coreia do Sul e coloca o Estado na vanguarda da formação de trabalhadores da agroindústria

Jovem negro com óculos de realidade virtual

Com um orçamento inicial de mais de R$ 47 milhões, o Serviço Social da Indústria (Sesi) está investindo na instalação de um centro móvel de aprendizagem, feito com contêineres, e um Centro Avançado de Segurança. Ambos contam com simuladores e salas de realidade virtual que recriam situações de pânico, incêndio, choques elétricos e soterramentos, propiciando ao aluno aplicar na práticas as teorias repassadas em sala de aula. Com isso, o SESI Mato Grosso vai ser referência mundial em saude e segurança no trabalho (SST) na agroindústria.

As duas estruturas fazem parte do projeto Sesi Experience e chegam pra atender o setor de agroindústria que, liderado pela agricultura, indústria de base florestal e frigorífica, vem se ampliando no estado e segue uma projeção de crescimento, já que acompanha os recordes da produção agrícola mato-grossense, destaca o superintendente regional do SESI em Mato Grosso, Alexandre Serafim.

Na primeira fase do projeto, serão instalados contêineres móveis em Rondonópolis, a 214 km ao Sul de Cuiabá. Cada uma das 13 repartições, adquiridas da empresa coreana YoungWoo, está focada em um dos problemas de segurança de trabalho a serem enfrentados como evacuação de emergência, segurança elétrica, uso de extintores de incêndio, fogo e solda, proteção dos olhos, uso de cinto de segurança em V, segurança com roldanas, segurança das mãos no uso de ferramentas, capacetes e botas de proteção, manuseio de manual de ergometria, soterramento e equipamentos de proteção pessoal, ferramentas elétricas e proteção da visão e cabine de simulados em 4D.

Serafim explica que a escolha das unidades foi realizada conforme as características da região, em específico as situações enfrentadas com mais frequência pela agroindústria, entre elas silos (locais de armazenagem) e frigoríficos.


“As pessoas vão aprender como evitar um choque elétrico, mas também experienciar dentro de um ambiente controlado o impacto de um choque no corpo. Vão poder saber como agir em um incêndio, sentindo o ar quente, o cheiro de queimado e até mesmo a movimentação do chão. É um outro nível de educação”, esclarece o superintendente.


Serafim participou de simulações na Coreia do Sul, quando visitou a fábrica da Youngwoo.

Os contêineres serão instalados até o começo do próximo ano em Rondonópolis, mas eles podem ser removidos com auxílio de carretas e possuem sapatas reguláveis, que permitem a adaptação a terrenos irregulares. 

Centro Avançado de Segurança será referência para agroindústria

Uma estrutura robusta, como prédios, tecnologias e espaços para os treinamentos de atividades avaliadas como de risco na agroindústria, como trabalho em silos e em altura, será instalada em Sorriso, a 395 km ao Norte de Cuiabá. Além de ser um espaço para alunos que desejam se capacitar, o centro também será um ponto de convergência para inovação e de pesquisas relacionadas à Segurança do Trabalho para estudiosos de todo o mundo, já que algumas instituições internacionais iniciaram o processo de establecer parcerias.

Toda a tecnologia disponível nas duas unidades torna o Sesi Mato Grosso protagonista em treinamentos na área. Não há nada semelhante disponível no país. Atualmente, a empresa YoungWoo está em 15 países com 30 projetos de treinamento a partir da experiência virtual e nenhum deles é na América Latina.

O gerente da Youngwoo Industry, Choi Jintaeck, em visita ao Brasil, falou que a empresa tem 25 anos de experiência e é referência mundial neste tipo de estrutura de capacitação em Segurança do Trabalho. De acordo com o executivo, o empreendimento nasceu quando a Coréia do Sul vivenciava um apogeu econômico, com a abertura de muitas fábricas. Uma época em que a segurança dos trabalhadores começou a preocupar e daí nasceu a oportunidade.

Para o presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (SFiemt), Silvio Rangel, o investimento se faz necessário não só por atender uma demanda latente como pelo fato de dar condições para o crescimento econômico do Estado. 


"As indústrias querem estar perto da matéria prima e os números da produção agrícola mostram que a matéria-prima está aqui”, afirma.


Conforme dados do IBGE, Mato Grosso se destacou como o principal produtor de soja, milho e algodão, assumindo a posição de liderança entre as unidades federativas em termos de valor de produção agrícola em 2022. Nesse ano, a produção alcançou a impressionante marca de R$ 174,8 bilhões, representando um aumento significativo de 15,2% em relação ao ano anterior. Atualmente, o Estado tem mais de um quinto do valor total da produção agrícola nacional e é destaque no agronegócio brasileiro.

Diante deste cenário, Rangel acrescenta que vários setores mostram grande perspectiva, como de biocombustível, e que é preciso crescer respeitando as leis e também garantindo a segurança dos trabalhadores, dois fatores que serão atendidos com o projeto do Sesi Experience.

Relacionadas

Leia mais

Realidade virtual a serviço da soldagem industrial

Comentários