Missão empresarial da Fiems ao Paraguai identifica oportunidades de negócios

Representantes sul-mato-grossenses participaram do Congresso de Industriais de Amambay nesta sexta-feira (27) na cidade de Pedro Juan Caballero

Uma possibilidade de expandir investimentos. Assim avaliaram os empresários sul-mato-grossenses e mato-grossenses que integraram missão empresarial organizada pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems ao Congresso de Industriais de Amambay, realizado nesta sexta-feira (27/09), em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. No total, a missão empresarial contou com 44 empresários sul-mato-grossenses e 37 de Mato Grosso, além de empresários de São Paulo e Minas Gerais.

Durante o Congresso foram abordadas questões como energia, legislação e transporte. Para o gerente-administrativo da Soprano, Paulo Sachett, a empresa já acompanha a legislação paraguaia há muitos anos e existe o interesse em conhecer cada vez mais sobre o país vizinho com foco na possibilidade de expandir os negócios. "Acreditamos nesta possibilidade. Hoje temos investimentos em outros países, por isso o interesse em conhecer melhor todos os aspectos do Paraguai. Ao nos proporcionar este conhecimento a Fiems cumpre sua função primordial de mostrar caminhos para seus associados", declarou.

Já Sadi Bertim, da Kriativa Expositora, acrescentou que o encontro desta sexta-feira foi o primeiro contato para que a partir de então, os empresários possam estudar a viabilidade de expandir os negócios. "Temos de obter todo tipo de conhecimento para possamos decidir com segurança. Acredito que com vontade política é possível que esta ideia funcione", disse. Para o empresário Kebler Recalde, a participação no evento é interessante para obtenção de conhecimento.

"É importante sabermos quais as regras do país, conhecer a parte tributária, os incentivos que fornecem e o custo de implantação. Com base nas informações que forem repassadas os empresários terão como analisar a possibilidade de implantar empresas ali, de forma complementar, com parte do negócio no Brasil e parte no Paraguai", disse Kleber Recalde. O empresário Irineu Milanesi apontou o interesse em estabelecer parcerias. "É um evento para conhecer quais são os benefícios do Paraguai e quem sabe firmar parcerias. Será um momento para estudar negócios e conhecer benefícios", declarou.

Expansão

O diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, destacou o compromisso da Federação na busca de oportunidades para o empresário. "O projeto tem foco na integração, no desenvolvimento da região de fronteira. As cidades de fronteiras têm de ser beneficiadas e, por isso, a ideia é que a Fiems qualifique os trabalhadores da região para atender as demandas das empresas dos dois lados da fronteira. Esse Congresso e as próximas reuniões vão contribuir para que sejam definidas as áreas do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã, que será implantado na cidade sul-mato-grossense", destacou.

Já o presidente da Fiemt (Federação das Indústrias do Mato Grosso), Jandir Milan, que também representou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, acrescentou que o Congresso é resultado de encontro anterior, quando da posse do governador de Amambay, Pedro Ramirez. "Quando Sérgio e eu viemos pra posse do governador foi protocolado ofício para uma reunião em que seriam detalhados os benefícios de implantação de indústrias brasileiras aqui, a ideia tomou corpo e foi, então, realizado este evento", disse.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, os benefícios de desenvolver a fronteira são muitos. "Isso ajuda na segurança, com certeza vamos ver reduzidos o contrabando e o tráfico, vamos oportunizar emprego para as pessoas isso é desenvolvimento. Daí a importância de todos juntos com a Fiems e Governo do Estado se empenharem para realizar ações como esta", declarou.

As articulações iniciadas na posse do governador de Amambay também foram lembradas pelo presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa. "Iniciamos a conversa e acreditamos que este movimento seja positivo para proporcionar mais desenvolvimento para a região de fronteira", disse.

Investimentos

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novaes, também está otimista com a possibilidade de novos investimentos no Paraguai. "O desenvolvimento de Pedro Juan Caballero significa desenvolvimento de Ponta Porã, como a ideia é atrair indústrias para o Paraguai, Ponta Porã teria o Centro de Distribuição, conseguindo também mais desenvolvimento", apontou.

Para o governador do Departamento de Amambay, Pedro Ramirez, é grande a expectativa de implantação de indústrias brasileiras no local. "Amambay está abrindo as portas, oferecendo todas as informações para que os empresários tenham segurança e juntos podermos desenvolver o nosso Departamento, gerando emprego para quem vive na fronteira. Nossa missão tem tudo para dar certo", declarou.

Depois das apresentações sobre os benefícios de implantar empresas no Paraguai, o CIN da Fiems vai organizar reunião com os empresários que participaram. "A intenção é de que na primeira quinzena de outubro possamos reunir os empresários que participaram, para sabermos da avaliação deles e oferecer um documento com as principais informações sobre a legislação paraguaia e principais oportunidades de investimentos", disse o coordenador Fábio Fonseca.

Durante o Congresso Internacional de Industriais e Investidores, serão debatidos leis de incentivo, legislação trabalhista, política fiscal, importação e exportação. "Será uma excelente oportunidade para conhecer as vantagens de fazer negócios com empresários do país vizinho", destacou Fábio Fonseca.

Relacionadas

Leia mais

Paraguai se torna país estratégico para empresas brasileiras
VÍDEO: Acordo com o Paraguai e investimentos no setor sucroenergético. Veja os destaques do Minuto da Indústria
Paraguai espera atrair investimentos de US$ 7,5 bilhões para infraestrutura

Comentários