Paraguai espera atrair investimentos de US$ 7,5 bilhões para infraestrutura

Os incentivos oferecidos pelo Paraguai aos investidores estão sendo apresentados hoje e amanhã à comitiva de 180 empresários brasileiros que visita Assunção e Ciudad del Este

O ministro de Indústria e Comércio, Gustavo Leite, e o presidente da FIEP, Edson Campagnolo

O ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez, anunciou nesta terça-feira (18), em Assunção, que o país precisa de US$ 7,5 bilhões em investimentos privados para obras rodoviárias, hidroviárias, aeroportuárias, distribuição de energia e saneamento. “Com as obras, o Paraguai quer se tornar um polo logístico de referência na América Latina”, afirmou Jiménez.

Em entrevistas a jornalistas, ele explicou que as obras serão realizadas dentro das regras da lei de parcerias público-privadas (PPP), aprovada há duas semanas pelo Congresso paraguaio. O ministro garantiu que o presidente Horácio Cartes regulamentará a lei na primeira semana de março, o que deve acelerar as parcerias entre empresários e governo para a execução das obras de infraestrutura.

Os incentivos oferecidos pelo Paraguai aos investidores estão sendo apresentados hoje e amanhã à comitiva de 180 empresários brasileiros que visita Assunção e Ciudad del Este, as duas maiores cidades do país. De acordo com o  líder da missão brasileira, Edson Campagnolo, que é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o Brasil deve seguir o exemplo do Paraguai e acelerar as reformas tributária e trabalhista para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros.

“Se o governo não fizer isto, ficaremos para trás”, alertou Campagnolo. Ele também sugeriu que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) feche uma parceria com o governo paraguaio para qualificar mão de obra naquele país.

Organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), a comitiva empresarial brasileira que está em visita o Paraguai é a maior dos últimos 20 anos. Entre os empresários, estão representantes de 24 empresas do setor metalmecânico, 19 da indústria têxtil, 19 do setor de bebidas e 17 da construção.

Confira abaixo as apresentações feitas durante o encontro da Missão Empresarial Brasil - Paraguai:

Download de Arquivos

Apresentação - Gustavo Leite (Ministro de Industria y Comercio) (PPTX 819 KB)


Apresentação - Oscar Stark (PPT 3,97 MB)


Apresentação - Gustavo Soverina (PPTX 368 KB)


Apresentação - Guillermo Alcaraz - Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciónes (PPTX 2,28 MB)


Apresentação - Eduardo Almeida - BID (PPT 5,04 MB)


Apresentação - Marcio Cameron - BNDES (PPT 6,84 MB)


Apresentação - Jayme Pintos Junior - Banco do Brasil (PPTX 634 KB)


Apresentação - Antonio Carlos dos Santos - Itaú (PPTX 1,06 MB)


Apresentação - Jose Maciel - Agencia Financiera de Desarrollo (PPTX 2,35 MB)2


Apresentação - Raul Baginski - Últimas Diapositivas (PPT 3,03 MB)

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário cai pelo terceiro mês consecutivo, informa CNI
Missão ao Paraguai: brasileiros buscam ampliar atuação no mercado do país vizinho
Empresários discutem comércio Brasil-África em seminário que ocorre na segunda-feira (25) em São Paulo

Comentários