Missão à Europa busca boas práticas em internacionalização de empresas

Delegação do Rota Global, projeto da CNI, UIA e Fundecyt-PCTEX financiado pelo programa AL-Invest, da Comissão Europeia, visita instituições da Alemanha, Inglaterra e Irlanda

A partir de 30 de julho, empresas do Brasil, da Argentina e da Espanha poderão se inscrever no Rota Global, um projeto financiado pela AL-Invest e executado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), União Industrial Argentina (UIA) e pela Fundação Parque Científico e Tecnológico de Extremadura (FUNDECYT-PCTEX), da Espanha. Fruto de uma parceria internacional, o Rota Global vai ajudar, gratuitamente, indústrias desses três países a se internacionalizarem. Nesta semana, uma delegação do projeto visita a Irlanda, a Inglaterra e a Alemanha para conhecer melhor como instituições e governos desses países apoiam as empresas para atuarem no exterior. 

A primeira parada é a Irlanda. Em Dublin, a equipe do Rota terá reuniões com a Irish Exporters Association, a Inter Trade Ireland, a Enterprise Ireland e o Local Enterprise Office. O país tem buscado refinar a estratégia de internacionalização sobretudo após o anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia. A Enterprise Ireland é a agência de governo que promove a exportação das empresas irlandesas. Em 2016, as clientes da agência registraram aumento de 6% em vendas para o exterior em relação ao ano anterior, alcançando mais de 21,6 bilhões de euros.

Na sequência, a equipe visita a Inglaterra, onde conhecerá a experiência de universidades, como Greenwich e Oxford, para orientar empresas exportadoras, sobretudo pelo aspecto da inovação. Só o Oxford Innovation Services já atendeu mais de 7 mil empresas e ajudou a acrescentar mais de £ 900 milhões ao PIB inglês. 

Por fim, na Alemanha, a equipe conhecerá os instrumentos oferecidos por universidades, governos e instituições privadas para auxiliar na internacionalização de empresas. Entre as instituições visitadas, estão o Ministério da Economia de Baden-Württemberg e a Câmara de Comércio e Indústria de Stuttgart. As boas práticas compartilhadas durante a missão servirão de insumo para a construção do Plano de Negócios Internacional Rota Global desenvolvido pela CNI e pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN).

O Rota Global - O Rota Global oferecerá uma consultoria completa para empresas não exportadoras empreenderem no mercado internacional, com diagnóstico, desenho de estratégia de exportação e acompanhamento da execução do plano. Em julho, será aberto o prazo para indústrias interessadas se inscreverem. Negócios de todos os portes, setores e estados poderão participar.

A meta é traçar o diagnóstico de 500 empresas, desenvolver planos de negócios para 200 delas e, ao final do projeto, em 2018, ter ao menos 100 novas empresas com operação concreta de exportação. Por ser fruto de uma parceria internacional, o Rota atenderá indústrias no Brasil (75%), na Argentina (20%)  e na Espanha (5%). Nacionalmente, a execução do projeto contará com o apoio da Rede CIN. 

Acesse o site para saber todos os detalhes sobre o Rota Global.

Relacionadas

Leia mais

Indústria brasileira quer agilizar acordo comercial com União Europeia
Parceria entre CNI e Apex-Brasil ajudará 1,3 ​mil​ ​​empresas a atuarem no comércio exterior
VÍDEO: Acordo entre CNI e MDIC vai beneficiar empresas que querem exportar. Confira no Minuto da Indústria

Comentários