Especialistas da agência americana reguladora de alimentos (FDA) participam de workshop no SENAI em Taguatinga

Jon Woody e Colin Barthel falam sobre novas regras adotadas pelos Estados Unidos para coibir comércio de alimentos adulterados intencionalmente; exportadores têm de se adequar às normas até 2019

Jon Woody e Colin Barthel falam sobre novas regras adotadas pelos Estados Unidos para coibir comércio de alimentos adulterados intencionalmente; exportadores têm de se adequar às normas até 2019 Os especialistas Jon Woody e Colin Barthel, do Food and Drug Administration (FDA), a agência americana reguladora de alimentos e medicamentos, participam, nesta sexta-feira (7), das 14h às 19h30, em Brasília, de workshop organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Na terça-feira, eles fizeram uma primeira palestra em Florianópolis e apresentaram as novas regras adotadas pelos Estados Unidos, desde maio de 2016, para coibir o comércio de alimentos adulterados intencionalmente. O regulamento é o mais recente dos sete implementados desde 2011 a partir do Food Safety Modernization Act, Lei de Modernização da Segurança de Alimentos americana. O evento ocorrerá no SENAI em Taguatinga.

As indústrias exportadores têm até julho de 2019 para implementar programas que previnam os riscos de contaminação em produtos. O setor de alimentos representa 30% das exportações industriais no Brasil. As vendas brasileiras do setor para os Estados Unidos em 2016 totalizaram 1,5 bilhão de dólares (7,5% do total industrial exportado pelo Brasil). 

Woody e Barthel destacaram, durante o workshop em Santa Catarina, que as adulterações intencionais ocorrem por motivações econômicas, terrorismo, sabotagem e falsificações. Elas diferem dos casos acidentais, que resultam de falhas de sistemas de controle. De acordo com os especialistas, apenas as adulterações motivadas por fraudes econômicas geram de US$ 10 bilhões a US$ 15 bilhões anuais de perdas para indústrias prejudicadas. Além disso, um em cada seis americanos adoece por ano em decorrência de contaminação de alimentos. O problema resulta em três mil mortes anuais no país, segundo eles. 

Os especialistas americanos apresentaram ainda as ferramentas do FDA, como softwares gratuitos disponíveis na internet, e os principais passos que as indústrias devem seguir para atender aos requisitos exigidos pela legislação americana.

COMPLEXIDADE – O workshop também conta com palestra da especialista em alimentos e bebidas do SENAI/SC Katherine Oliveira de Matos e do coordenador de Inteligência de Mercado da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil), Igor Isquierdo Celeste. 

Em Florianópolis, a especialista do SENAI destacou que “o mercado de alimentos está cada vez mais internacional, o que tem forte impacto na complexidade (das operações)”. O Canadá, por exemplo, embora não seja um grande produtor, é o maior fornecedor de cacau para os Estados Unidos. O tradicional hambúrguer americano, citou ela ainda, possui 84 ingredientes oriundos de inúmeros países. “São 84 subsistemas, para os quais é necessário um sistema complexo de proteção de alimentos”, Katherine.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, avaliou, na abertura do evento no estado, que há “considerável espaço para crescimento das exportações de alimentos”. O segmento é um dos mais relevantes para a economia catarinense, respondendo por 40% das vendas externas e 15% dos empregos industriais. “Este workshop contribuirá para que empresas ampliem seus conhecimentos sobre as novas ações de proteção da cadeia de alimentos envolvidos nos processos de importação dos Estados Unidos”.

PROGRAMAÇÃO:
13h – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 – Oportunidades para alimentos e bebidas nos Estados Unidos (Apex/Brasil)
15h45 – A complexidade da cadeia global de alimentos: A importância do Food Safety e Food Defense (SENAI/SC)
16h15 – Food Safety Modernization Act (FSMA): Panorama geral e suas implicações (FDA)
19h15 – Perguntas e respostas

PALESTRANTES:
Captain Jon Woody
Acting Director of the FDA’s Food Defense and Emergency Coordination Staff

Colin Barthel Policy
Analyst of the FDA’s Food Defense and Emergency Coordination Staff

Msc Igor Isquierdo Celeste
Coordenador de Inteligência de Mercado – Agência de Promoção de Exportação e Investimentos – Apex/Brasil

Dra. Katherine H. Oliveira de Matos
Especialista em Alimentos e Bebidas – SENAI/SC

Inscrições: sc.senai.br/inovacao

Relacionadas

Leia mais

Porto Alegre inaugura Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas com foco em pesquisa
Brasil busca oportunidades na maior feira de alimentos da Ásia
VÍDEO: O tecnólogo em alimentos é o responsável por garantir a qualidade do que chega às mesas dos brasileiros

Comentários