Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2019 será no Rio Grande do Norte

O principal evento da relação empresarial dos dois países, realizado pela CNI e a Federação das Indústria Alemã (BDI), terá o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, no próximo ano

“O Rio Grande do Norte seguramente oferece grandes, diversas e ainda não exploradas chances para investidores internacionais" - Amaro Sales

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi escolhida para ser sede do 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em 2019. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, o EEBA representa a oportunidade de novos negócios, parcerias e cooperação com entidades alemãs e do Nordeste brasileiro. “A escolha foi recebida com o mais apurado entusiasmo para fazer de Natal a capital da amizade entre alemães e brasileiros”, afirma.

O EEBA é o maior evento da agenda bilateral brasileira e ocorre pela iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemã (BDI), sempre com o apoio das federações estaduais de indústrias e da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). E os dois países se revezam como anfitriões. Neste ano, o encontro ocorreu em Colônia, na Alemanha, entre 25 e 26 de junho.

“O Rio Grande do Norte seguramente oferece grandes, diversas e ainda não exploradas chances para investidores internacionais, particularmente para os alemães que, em Natal, contarão com o apoio de nossas instituições, do consulado alemão e do rápido acesso às autoridades locais”, garantiu Amaro Sales, no encerramento do 36º EEBA.

Na Alemanha, Amaro Sales apresentou as potencialidades do Rio Grande do Norte em parceria com outras instituições representativas dos empreendedores potiguares e do governo do estado. O presidente do Sistema FIERN destacou que o Rio Grande do Norte, em particular, tem reiterado diálogo e aproximação com os alemães. Segundo ele, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), é um importante interlocutor com instituições alemãs em inovação, tecnologia e qualificação profissional. “O 37º EEBA reunirá lideranças empresariais da área industrial e autoridades governamentais do Nordeste e tornará Natal ainda mais conhecida dos alemães e com fundadas possibilidades de recepcionar investimentos diretos ou em parceria com grupos locais”, garante Amaro Sales.

O presidente da FIERN explica que o Nordeste e o Rio Grande do Norte devem ser considerados como novas fronteiras para o desenvolvimento nacional, pelo extraordinário potencial turístico e matriz econômica diversificada. O Rio Grande do Norte se destaca nas áreas de geração de energia eólica, agronegócio e mineração. Com mais de 53 milhões de pessoas e participação de 14% no PIB brasileiro, a região é um mercado de consumo promissor e com alta potencialidade de negócios, em diversos segmentos da e economia.

EEBA – O 36º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA) é organizado pela Confederação Nacional da Indúsria (CNI) e pela BDI, com apoio da Prefeitura de Colônia e da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). O evento ocorre de forma intercalada entre os dois países. A edição de 2019 será no Rio Grande do Norte, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Neste ano, cerca de 260 participantes brasileiros foram à Colônia para participar de encontros de negócios e discutir avanços e cooperação na relação bilateral, em gestão de água e resíduos, desafios digitais, sistema de saúde, energia, infraestrutura, parcerias em pequenas e médias empresas. Os empresários também participaram de encontros de negócios e visitas técnicas a centros de inovação e multinacionais alemães. 

A delegação empresarial brasileira é liderada pelo vice-presidente da CNI Paulo Tigre e conta também com a participação dos presidentes das federações estaduais das indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo; de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte; do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Petry; de Roraima (FIER), Rivaldo Neves; do Maranhão (FIEM), Edílson Baldez; e de Minas Gerais (FIEMG), Flavio Roscoe. Integram ainda a comitiva o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, e os diretores regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

Relacionadas

Leia mais

Encontro Brasil-Alemanha fortalece laços comerciais
Representantes do governo e da indústria defendem acordo entre Mercosul e União Europeia
Encontro Brasil-Alemanha discute oportunidades e gargalos na infraestrutura brasileira

Comentários