CIN da Fiems passa a emitir Certificado de Origem Digital em Ponta Porã

CIN (Centro Internacional de Negócios) já está emitindo o COD (Certificado de Origem Digital) no posto aberto no centro de Ponta Porã (MS), para atender a demanda das empresas exportadoras e não exportadoras da região de fronteira com o Paraguai

O CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems já está emitindo o COD (Certificado de Origem Digital) no posto aberto neste ano, na Avenida Brasil, 3.385, no centro de Ponta Porã (MS), para atender a demanda das empresas exportadoras e não exportadoras da região de fronteira com o Paraguai. Agora, além das cidades de Campo Grande e Corumbá, Ponta Porã já seta habilitada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e disponibiliza a emissão digital de certificados de origem para as empresas que vendem seus produtos para a Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Venezuela, Uruguai, México, India e Israel.

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, o COD é um documento que comprova a nacionalidade do produto e é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países. “Além de evitar erros, reduzir custos com o fim da burocracia e dar maior segurança ao exportador, o serviço informatizado permite que o tempo médio de emissão do documento seja reduzido de dois para 15 minutos, contando desde o momento em que a empresa começa a preencher as informações até receber a aprovação”, detalhou.

Ele acrescenta ainda que a emissão do COD dispensa a papelada e o exportador pode realizar seu preenchimento, diminuindo eventuais falhas e também agilizando o envio ao importador, garantindo, dessa forma, mais segurança nas operações e afastando o risco de falsificações. “Hoje, o CIN da Fiems oferece às indústrias do Estado um sistema digital confiável e de rápido retorno para a empresa. Quando adere ao COD, a empresa consegue fazer alterações com rapidez e qualidade de forma extremamente confiável. Atendemos o Estado todo e estamos bem alinhados tecnologicamente, pois é uma ferramenta moderna e de fácil operação”, pontuou.

Já o coordenador do CIN da Fiems, Fábio Fonseca, reforça que o posto tem como meta realizar o atendimento de até 100 empresas por mês. “Além da emissão de certificados, também serão oferecidas capacitações em gestão em comércio exterior e processos de comércio exterior, assessorias, consultorias, internacionalização de empresas, prospecção de mercado, missões empresariais, feiras, encontros, rodadas de negócios, entre outros”, detalhou.

Fábio Fonseca informa que, além de ampliar o número de postos de emissão do COD, ao longo deste ano serão realizadas capacitações junto a despachantes aduaneiros e empresas exportadoras sobre o uso correto do sistema digital. “O COD permite a integração digital entre as entidades emissoras e as empresas exportadoras, além de eliminar o tráfego de papéis entre os países e instituições signatárias e redução de alíquota de importação. Com isso, os preços dos produtos brasileiros ficam mais competitivos em relação aos de outras nações”, explicou.

Ele completa que o novo sistema é baseado em uma plataforma web acessado por meio da Internet a partir de qualquer ponto de computador conectado, permitindo a integração digital entre as entidades emissoras e as empresas exportadoras. “Durante o curso, representantes de exportadoras, despachantes aduaneiros e indústrias conhecerão o sistema digital para a emissão de certificados de origem, de acordo com o estabelecido pela Secretaria de Comércio Exterior, do MDIC. As empresas que exportam em Mato Grosso do Sul precisam estar atentas porque só podem emitir os certificados de origem com entidades que têm o sistema digital implantado”, reforçou.

Serviço – O posto do CIN da Fiems em Ponta Porã está localizado na Avenida Brasil, 3.385, no Centro

Relacionadas

Leia mais

Seis novos estados vão emitir Certificado de Origem Digital para exportar para a Argentina
Fiems promove bate-papo sindical entre empresários de Corumbá
Indústria quer acordo para evitar dupla tributação com o Paraguai

Comentários