Acordos multilaterais devem ser prioridade, diz diretor-geral da OMC

A afirmação foi feita pelo diretor-geral da OMC, embaixador Roberto Azevêdo, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF)

A estratégia dos membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para 2014 é revitalizar o braço negociador da instituição, diante do sucesso do acordo em Bali, na Indonésia, depois de 19 anos sem avanços nas negociações multilaterais. A afirmação foi feita pelo diretor-geral da OMC, embaixador Roberto Azevêdo, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF). "Agora, o desafio da OMC é dinamizar os acordos multilaterais, num momento em que os acordos bilaterais avançam com celeridade", disse Azevêdo aos jornalistas, nesta quinta-feira (19).

Azevêdo almoçou com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e com 20 empresários, em seu primeiro encontro com o setor privado depois do histórico acordo da OMC em Bali. "Alguns dizem que o acordo foi pequeno e fácil. Mas posso garantir que não foi pequeno e nem nada fácil. Conseguimos um acordo que, segundo think tanks, aumentará o comércio mundial em US$ 1 trilhão", garantiu Azevêdo.

Segundo ele, a CNI e a indústria brasileira ajudaram nas negociações e na defesa do acordo de facilitação de comércio, que eram críticas para a OMC e para o sistema multilateral. Os próximos passos são discutir, em Genebra, como tornar o acordo uma realidade. Agora, os parlamentos dos 160 países-membros da OMC têm de ratificar o tratado. Azevêdo explicou que contratou um ''mapa estratégico" para aperfeiçoar os caminhos das negociações em Bali e, assim, avançar no restante da Rodada Doha.

Relacionadas

Leia mais

Governo deve ratificar, com urgência, acordo multilateral para facilitação de comércio, recomenda CNI
Três acordos pendentes entre Brasil e Alemanha
Empresários apresentam ao governo propostas para aumentar participação do Brasil em acordos internacionais de serviços

Comentários