A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os projetos finalistas das categorias Federação e Sindicato da 2ª edição do Prêmio Excelência Sindical da Indústria. A iniciativa reconhece boas práticas desenvolvidas por federações e sindicatos industriais que contribuem para fortalecer o associativismo, aprimorar a atuação institucional e ampliar a competitividade do setor.
Nesta edição, foram inscritos 519 projetos, um aumento de 69% em relação a 2024, quando a premiação recebeu 307 inscrições. No total, 166 concorreram na categoria Federação e 353 na categoria Sindicato. Entre os finalistas da primeira categoria, estão projetos das federações das indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Mato Grosso do Sul (FIEMS), Rio Grande do Norte (FIERN), Rio Grande do Sul (FIERGS) e Santa Catarina (FIESC).
Conheça as ações finalistas na categoria Federação:
- Centro de Sustentabilidade da Indústria (CSI): soluções integradas para desenvolvimento industrial - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul;
- FIERN Jovem — O movimento que transforma o Futuro da Indústria Potiguar - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte;
- Programa FIESC de Gestão e Comunicação Sindical - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina;
- PROSIND – Programa de Desenvolvimento Sindical: a Federação como agência de fomento da sua base - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul;
- TILI - Tecnologia de Inteligência Legislativa na Indústria - Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso.
Já na categoria Sindicato, as ações finalistas são de entidades dos estados do Paraná, do Ceará e de Minas Gerais. As iniciativas se destacam por apresentar soluções voltadas à integração comercial, às compras compartilhadas, à inovação, à competitividade e ao fortalecimento das empresas associadas.
Conheça as ações finalistas na categoria Sindicato:
- Central de Compras – Sindicato das Indústrias de Cerâmica, Olaria e Extração de Argila do Triângulo e Alta Paranaíba;
- Implantação do Laboratório Setorial Compartilhado para o Fortalecimento da Competitividade das Empresas Associadas - Sindicato das Indústrias de Cal no Estado do Paraná;
- Marketplace Integrado – Plataforma de interação, comercialização e negócios para a indústria de alimentos – Conecta Alimentos - Sindicato das Indústrias de Alimentos e Rações Balanceadas do Estado do Ceará;
- Projeto SIMA 2027 – Transformação do SIMA em uma Plataforma de Desenvolvimento Industrial, Inovação e Competitividade para Indústria Moveleira - Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas;
- Sorteio Inteligente: Dados para Entender o Cliente – Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará.
Para a diretora de Governança Interna e Externa da CNI, Danusa Costa Lima, os projetos finalistas mostram como federações e sindicatos têm desenvolvido soluções inovadoras. “Ao dar visibilidade a essas iniciativas, a CNI valoriza o trabalho das entidades e estimula o compartilhamento de boas práticas que podem inspirar outras organizações e contribuir para um sistema sindical cada vez mais forte e atuante.”
A Superintendente de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, ressalta a importância das inciativas para modernização e o fortalecimento da representação sindical da indústria. “Os projetos demonstram a capacidade das federações e dos sindicatos de desenvolver soluções concretas para os desafios do setor produtivo”, destaca.
Premiação será realizada em novembro
Os vencedores serão anunciados no dia 24 de novembro, durante cerimônia de premiação na sede da CNI, em Brasília. Na ocasião, também será lançado o Catálogo do Prêmio Excelência Sindical da Indústria, publicação que reúne experiências e boas práticas desenvolvidas pelas entidades participantes.
O evento contará ainda com a premiação do concurso de artigos “Associativismo e Fortalecimento Sindical na Indústria”.



