Queda na demanda provocou impacto imediato no faturamento das indústrias, diz CNI

Os Indicadores Industrias de março mostram que a adoção das medidas de distanciamento social afetou faturamento, produção e o emprego

A pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que o faturamento real da indústria caiu 4,8% em março em relação a fevereiro de 2020. Em resposta à queda do faturamento as empresas reduziram o ritmo de operação, levando à queda das horas trabalhadas e, consequentemente, da utilização da capacidade instalada.

As horas trabalhadas na produção recuaram 1,8%, caindo para o menor nível da série histórica, e o emprego industrial caiu 0,7% nesse período, a maior queda mensal desde 2016. A Utilização da Capacidade Instalada recuou 2,5 pontos percentuais, para 76%, percentual bem próximo dos 75,9% registrados em maio de 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros.

“Os resultados refletem os impactos da pandemia do coronavírus na indústria. Na segunda quinzena de março ocorreu o endurecimento das medidas de distanciamento social e o consumidor parou ou reduziu suas compras. Essa queda da demanda teve reflexos imediatos no faturamento”, diz o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. 

Os indicadores mostram também que a massa salarial paga aos trabalhadores aumentou com indenizações das demissões decorrentes da crise.

Veja os detalhes da pesquisa

Acesse a página de Estatísticas da CNI e veja a íntegra da pesquisa

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário industrial fica no menor patamar da série
Coronavírus: 70% das indústrias brasileiras perderam faturamento
Webinar mostra como usar produtos químicos na prevenção e combate ao coronavírus

Comentários