SENAI de Mato Grosso inaugura unidades com tecnologia e equipamentos de ponta

As novas escolas ficam em Sinop e Barra do Bugres
A nova unidade de Sinop tem poderá receber mais de 3 mil estudantes por dia

Com cerca de 9 mil metros construídos e R$20 milhões em investimentos, a nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Sinop (MT), tem capacidade para receber mais de 3 mil estudantes dia. “Sinop é a terra das oportunidades e o povo que aqui vive acredita nisso. Ficamos honrados em receber uma sede do SENAI como esta”, disse a a prefeita, Rosana Martinelli, durante a cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira (23).

A unidade recebeu o nome de Nereu Luiz Pasini, que foi um dos precursores da indústria madeireira no município, além de ter participado da construção do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, peça fundamental para a instalação do SENAI na região em 1986. Nereu também foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), entre os anos de 2003 a 2006.

Para ele, receber a homenagem em vida foi um presente. “Fiquei muito honrado e feliz com esse reconhecimento. Dedico  a todos que acreditaram nesta terra e lutaram bravamente para construir a cidade que vemos hoje aqui”. O presidente do Sistema FIEMT, Jandir Milan, vê na cidade um polo industrial pujante, com localização estratégica, no centro da produção agropecuária do estado. “A atuação do SENAI vai intensificar ainda mais a qualificação das pessoas e o apoio às empresas daqui no processo de industrialização”, disse. 

A diretora regional do SENAI/MT, Lélia Brun, lembrou da vocação tecnológica do município para mecânica industrial, eletrônica, eletrotécnica e automação, que são áreas de sustentação para a indústria. Ela também fez um tour virtual para apresentar todos os ambientes. “Sinop já é a quarta maior economia do estado e está em 26º lugar, entre as capitais com mais de 100 mil habitantes, para se investir em negócios. Esta unidade é estratégica e revela a confiança que o Senai demonstra com o crescimento ainda maior de Sinop e região”.

Logo na recepção está um painel laminado com peças de madeira itaúba e, na sequência, o SENAI Lab, desenvolvido para estimular a criatividade e o empreendedorismo. Entre os destaques da nova unidade estão 20 laboratórios nas áreas de Comandos Elétricos, Eletricidade Predial, Solda, Usinagem e Manutenção, Operação de Máquinas, panificação e outros. O SENAI Sinop fica na avenida dos Jacarandás, 3100, no Centro. 

Além do município de Barra do Bugres, a nova unidade também vai atender mais 6 cidades

AGROINDÚSTRIA - Já na terça-feira (20), foi unaugurado o SENAI Barra do Bugres. A escola de 3.4 mil² construídos recebeu um investimento de R$12 milhões e atenderá as demandas da Agroindústria, Mecânica de Implementos Agrícolas e Sucroalcooleiro, Eletricidade, Soldagem e Manutenção Industrial. “Esse empreendimento é sinônimo de modernização e inovação, que proverá educação profissional para a comunidade, abastecendo-a da maior riqueza: a educação”, afirmou o empresário João Nicolau Petroni, que deu nome à unidade.

João Petroni participou da fundação da Barralcool, uma das principais incentivadoras da instalação do SENAI no município, com a doação do terreno para a construção da unidade. Além de desempenhar um papel importante no desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, a indústria também é responsável por inúmeras ações sociais realizadas pelo município. Emocionado, ele agradeceu a homenagem e se disse lisonjeado por ver mais um sonho acontecer e também aproveitou a oportunidade para realizar a doação de um simulador para treinamento de operadores de colhedora de cana-de-açúcar. “Gostaria que essa tecnologia fosse disponibilizada para formação de mais técnicos, o que contribuirá com o desenvolvimento de outras propriedades”, disse. 

PARCERIA - Durante o evento foi assinada a parceria com a empresa John Deere que fez a doação de equipamentos para uso nas aulas práticas da instituição, tornando o aprendizado muito mais próximo da realidade do campo e da indústria. Para o presidente da FIEMT, Jandir Milan, a oficina mecânica é um dos grandes diferenciais do SENAI Barra do Bugres.

“Os estudantes que por aqui passarem terão acesso a aulas práticas em máquinas cedidas pela John Deere, graças a uma parceria firmada com o SENAI. Portanto, serão treinados com equipamentos que realmente são utilizados no setor produtivo mato-grossense. Agradecemos à John Deere por compreender a necessidade dessa formação profissional e temos a certeza de que nossos estudantes serão os melhores profissionais da área em Mato Grosso”, disse.

O gerente de desenvolvimento e treinamento para concessionárias John Deere na América Latina, Marcelo Lopes, revelou que a empresa também irá deixar um técnico à disposição da unidade dando apoio na formação dos profissionais, a fim de aproveitar toda a tecnologia disponível hoje no mercado.

Além do município de Barra do Bugres, a unidade também atenderá Campo Novo dos Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra. Entre os cursos que passam a ser oferecidos a partir de 2019 estão: Operador de Computador, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Auxiliar de Operações em Logística, Soldador no Processo Eletrodo Revestido, Eletricista Instalador Predial, Mecânico Industrial, Bombeiro Civil, Pneumática, Hidráulica e Manutenção Industrial (Metrologia, Tecnologia de Rolamentos, Elementos de Máquinas, Bombas e Redutores).

Relacionadas

Leia mais

SESI e SENAI de Mato Grosso recebem homenagem por 10 anos de Certificado de Responsabilidade Social
Estudantes do Mato Grosso conquistam o ouro no mundial de profissões técnicas
VÍDEO: Escola de Várzea Grande é a unidade do SENAI mais antiga de Mato Grosso

Comentários