SESI e SENAI de Mato Grosso recebem homenagem por 10 anos de Certificado de Responsabilidade Social

As instituições foram reconhecidas por contarem com profissionais capacitados, tecnologia e material didático capazes de atender às necessidades específicas dos estudantes

Todas as unidades de Mato Grosso estão adequadas para receber pessoas com deficiência

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI MT) e o Serviço Social da Indústria (SESI MT) receberam, na última quinta-feira (9), o selo de certificação social pelos 10 anos consecutivos de entrega do Balanço Social, conferido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A homenagem ocorreu junto com a entrega do 12º Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso.

SESI e SENAI, como instituições do Sistema Indústria, têm trabalhado em todos os eixos da acessibilidade: comunicacional, metodológico, arquitetônico, atitudinal e instrumental. O objetivo maior do SENAI é universalizar o acesso à formação profissional, incluindo o público de baixa-renda, pessoas com deficiência, afrodescendentes, jovens, idosos, mulheres e outros.

Todas as unidades de Mato Grosso estão adequadas para receber pessoas com deficiência. Oferecem profissionais capacitados, tecnologia e material didático adequado às necessidades específicas de cada estudante.

No SESI, cuja missão é promover saúde, segurança e qualidade de vida para o trabalhador da indústria e seus familiares, a gestão também é focada na sustentabilidade. O ensino da Linguagem Brasileira de Sinais, ou Libras, que foi reconhecida em 2002 como a segunda língua oficial do país, está presente no dia a dia dos estudantes por meio do projeto de interpretação musical Sonata das Mãos.

Para a diretora do SENAI e superintendente do SESI, Lélia Brun, o aspecto social e o ambiental precisam fazer parte da gestão, pois este é o tripé da sustentabilidade: resultado financeiro, social e ambiental. “Uma gestão apoiada nesse tripé é uma gestão equilibrada, que garante a saúde financeira, promove o bem-estar das pessoas, minimiza e mitiga seus impactos ambientais e sociais. Uma gestão apoiada nesse tripé é a gestão que buscamos. Destaco também a importância da transparência, pois não basta divulgar ações isoladas – é fundamental dar publicidade aos resultados – daí a importância deste certificado, que reconhece as instituições que tornam públicos dados que poderiam ser considerados estratégicos”.

Relacionadas

Leia mais

5 profissões em que o Brasil é referência mundial
Museu do Amanhã recebe edição 2017 do SENAI Brasil Fashion
Confira as mais lidas da Agência CNI de Notícias entre 6 e 12 de novembro

Comentários