SENAI CETIQT homenageia o aniversário do Rio

Foram feitas estampas de imagens de algumas belas paisagens do Rio em um painel confeccionado em jeans

Neste ano, o Rio de Janeiro comemora 450 anos de existência e o aniversário da Cidade Maravilhosa serviu de inspiração para estampar um trabalho feito em jeans, realizado na Planta Piloto de Inovação (PPI) do SENAI CETIQT. A autoria é do professor Fábio Albuquerque, que recebeu apoio do coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PPI), André Peixoto, e da colaboradora Maria Dalva Pereira, que trabalha na Planta de Confecção.

O trabalho, feito em uma máquina a laser, consistiu em estampar imagens de algumas das belas paisagens do Rio, como o Pão de açúcar e o Cristo Redentor, em um painel confeccionado em jeans, criando uma espécie de colcha de retalhos.

“No processo, o corante azul presente no tecido foi destruído, fazendo com que a coloração natural da fibra fosse revelada, o que gerou um efeito de contraste com diferentes intensidades”, explicou André. Adquirido há pouco mais de um ano, o equipamento faz parte da ação de modernização das Plantas-Piloto da instituição. 

A montagem e costura, feitas na PPC, levou em consideração as linhas e fios de cor ocre, associando a montagem a uma calça Jeans. “A partir do tom original, semelhante à cor do ouro, pode-se lembrar a época mineradora, período em que o jeans era muito utilizado por trabalhadores das minas, principalmente por sua resistência”, completou o coordenador.

Previsto para permanecer exposto até o final do semestre, o painel encontra-se na entrada da PPI, na unidade Riachuelo, onde geralmente são exibidos trabalhos de alunos. Vale a pena conferir! 

Relacionadas

Leia mais

Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, recebe exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça
VÍDEO: Escola SENAI de Automação e Simulação no Rio de Janeiro possui 1.800 alunos
Fantástico, da TV Globo, destaca atuação do SENAI CETIQT em reportagem sobre moda do futuro

Comentários