Mostra do Prêmio Marcantonio Vilaça é inaugurada no Rio de Janeiro e percorrerá seis outras cidades

Mostra itinerante dos agraciados com o IV Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça ocupa até o dia 29 de abril a Casa França-Brasil, seguindo depois para Porto Alegre, Cuiabá, Macapá, Maceió, Ribeirão Preto e Belo Horizonte

Rio - Em movimentada noite para convidados, o Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Social da Indústria (SESI), inaugurou, na terça-feira 13.03, na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, a mostra itinerante de sua quarta edição. A cerimônia de abertura contou com a participação, entre outros, da secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, e do presidente da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

Em discurso emocionado, o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Vinicius Vilaça destacou a importância da iniciativa como um dos principais estímulos ao desenvolvimento e promoção da arte brasileira contemporânea, em continuidade ao trabalho desenvolvido por seu filho Marcantonio Vilaça, falecido em 2000 aos 37 anos.

Homenageado pelo Prêmio, o colecionador e galerista pernambucano foi grande incentivador da arte contemporânea brasileira no país e no exterior. Acreditava na arte como força transformadora da sociedade e como manifestação livre e democrática da pluralidade de opiniões.

A mostra itinerante dos agraciados com o Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça ocupa até o dia 29 de abril todos os espaços da Casa França-Brasil, seguindo depois para seis outras cidades até junho de 2013: Porto Alegre, Cuiabá, Macapá, Maceió, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.

Em sua versão 2011/2012, o Prêmio contemplou cinco artistas que vivem e atuam em diferentes regiões: o pernambucano Jonathas de Andrade, a mineira Laura Belém, o maranhense Marcone Moreira e os paulistas André Komatsu e Paulo Nenflidio, vencedores entre os 30 selecionados dos 580 projetos inscritos em todo o país.

Relacionadas

Leia mais

Finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça têm suas obras expostas no MuBE, em São Paulo
Conheça os vencedores do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Mostras itinerantes

Comentários