Finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça têm suas obras expostas no MuBE, em São Paulo

A mostra acontece em agosto no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), na capital paulista. A exposição reúne os 20 finalistas da 6ª edição do Prêmio

Esta edição do Prêmio Marcantonio Vilaça recebeu mais de 600 inscrições

Trabalhos dos 20 artistas finalistas da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas serão reunidos em mostra no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo. A exposição começa no dia 11 de agosto e vai até 1º de outubro de 2017, com entrada franca.

No evento de abertura, dia 10 de agosto, serão anunciados os cinco artistas ou coletivos e o curador premiados. Recortes da mostra do MuBE e a proposta curatorial vencedora percorrerão o Brasil a partir de dezembro de 2017.A fase itinerante vai passar pelas cidades do Rio de Janeiro (Paço Imperial), Fortaleza (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), Goiânia (Centro Cultural UFG) e  Porto Alegre (Santander Cultural).

Concorrem ao prêmio de R$ 25 mil reais os curadores Ana Avelar (PR), Douglas de Freitas (SP) e Josué Mattos (SC) e ao prêmio de R$ 50 mil reais os artistas Alice Miceli (RJ), Bruno Vilela (PE), Camila Soato (DF), Dalton Paula (GO), Daniel Lannes (RJ), Éder Oliveira (PA), Edith Derdyk (SP), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), João Angelini (DF), João Loureiro (SP), Marcelo Moscheta (SP), Mariana Manhães (RJ), Pablo Lobato (MG), Pedro Motta (MG), Rochelle Costi (SP), Rodrigo Sassi (SP), Suzana Queiroga (RJ), Thiago Martins de Mello (MA) e Tony Camargo (PR). Além do Prêmio em dinheiro, o curador e artistas vencedores recebem ao longo de um ano o acompanhamento de um curador ou crítico de arte. Em paralelo a esta etapa, obras dos artistas vencedores e o projeto do curador vencedor compõem a mostra itinerante do Prêmio.

PROJETO ARTE E INDÚSTRIA - Esta edição também dá continuidade ao Projeto Arte e Indústria que acontece pela terceira vez paralelamente ao Prêmio e visa homenagear artistas cujos processos de criação estão relacionados à produção industrial. Depois de Abraham Palatnik e Amélia Toledo, desta vez o destaque será o escultor, gravador, ilustrador e pintor Sérvulo Esmeraldo. A mostra “A Intenção e o Gesto”, que tem curadoria de Marcus Lontra, reúne trabalhos de Sérvulo e de mais 10 artistas contemporâneos- Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchôa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula, Paulo Pereira- que dialogam com sua obra. Ela será aberta juntamente com a mostra dos 20 finalistas da 6ª edição do Prêmio. Obras de Sérvulo Esmeraldo poderão ser vistas também na fase itinerante da exposição dos premiados.

O MUBE - O Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia foi criado a partir da concessão do terreno situado entre a avenida Europa e a rua Alemanha, pela Prefeitura de São Paulo, no ano de 1986, para a construção de uma instituição voltada a escultura e ecologia. Para a escolha do projeto do prédio do Museu, foi realizado um concurso vencido por Paulo Mendes da Rocha. Nascia então o MuBE e seu prédio, que é um marco da arquitetura mundial e que conta também com o jardim projetado por Roberto Burle Marx.

O MuBE tem como missão ser um museu de referência para as discussões e experiências artísticas do espaço, com ênfase em “obras projeto”, incluindo todas as técnicas tais como escultura, instalação, ocupação, pintura, desenho, fotografia, performance, arquitetura, design, jardinagem, land art, arte digital, música, dança, entre outras. A escolha pelo MuBE estabelece uma parceria e apoio à nova gestão do Museu, que desde o ano passado tem proposto uma programação mais coerente e consistente, com a retomada de sua vocação original.

O Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Exposição: 6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Local: Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE)
Data: 11 de agosto a 1º de outubro de 2017
Visitação: terça a domingo (10h às 18h)
Entrada para a exposição pela rua Alemanha, 221, Jardim Europa (São Paulo / SP)
Fone: (11) 2594-2601
ENTRADA FRANCA

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga nesta semana a Sondagem Industrial  e a Sondagem Indústria da Construção
Startups revolucionam desenvolvimento da indústria brasileira
7 projetos de educação do SESI que preparam profissionais para o presente e para o futuro

Comentários