ExpoCidades promove debate sobre desafios da gestão municipal e resíduos sólidos

Foi abordada a importância de atender as necessidades essenciais da sociedade dentro dos prazos e realidade orçamentária aprovada

A ExpoCidades - Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios promoveu, na manhã desta terça-feira (04/11), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), debates sobre municípios sustentáveis, gestão de resíduos sólidos e excelência da gestão municipal. Na palestra "Excelência da Gestão Municipal", ministrada pelo consultor da Falconi Consultores de Resultado, Alexandre Fanfa Ribas, abordou os desafios dos gestores.

O palestrante ressaltou a importância de atender as necessidades essenciais da sociedade dentro dos prazos e realidade orçamentária aprovada. "O gestor deve ter três focos, sendo que dois deles já devem ser pré-definidos, destacando a educação e a saúde, já que o desenvolvimento de um País gira em torno da primeira temática e a segunda é uma demanda da população. Já o terceiro foco fica a critério do gestor, que vai elencar suas demais prioridades, levando em conta a realidade da sua região", detalhou.

Outro desafio é aumentar a capacidade de investimento de forma a garantir um município com reais condições de competitividade.

Alexandre Ribas acredita que para uma gestão eficiente o primeiro passo é um plano plurianual sob a ótica de um sistema de gestão, que contempla dois subsistemas, considerando a busca pelo equilíbrio fiscal e a ampliação da capacidade de investimentos, além de ofertar à população resultados em forma de serviços de qualidade. "Para alcançar isso, o gestor deve manter o foco no aumento da eficiência de arrecadação própria, otimizar os gastos públicos, realizar a gestão de projetos prioritários e estruturar os processos", enumerou.

O prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos, destacou a relevância de participar da Expocidades, levando em conta que os prefeitos eleitos têm a oportunidade de ganhar uma orientação por meio das palestras. "Todos têm muito a ganhar, já que os participantes conquistam um novo olhar sob a gestão municipal e poderão levar esses novos conhecimentos para o município em favor de seu desenvolvimento", afirmou.

Resíduos sólidos

As palestras "Municípios Sustentáveis" e "Modelo de Gestão Conjunta de Resíduos Sólidos nos municípios de Faixa de Fronteira Ponta Porã (BR) - Pedro Juan Caballero (PY)", ministradas pela coordenadora de Resíduos Sólidos da DUMA (Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), Karin Segala, destacou os municípios sustentáveis sob o ponto de vista ambiental e social na perspectiva de gestão dos resíduos sólidos, apresentando a política nacional de resíduos, que é um marco legal para o tema.

Além disso, ela apontou as experiências da constituição da aliança público-privada para a implantação da logística reversa de produtos e embalagens pós-consumo em municípios de fronteira.

"É importante que os prefeitos e as equipes da administração tenham um compromisso direcionando seus esforços para a melhoria da situação dos resíduos sólidos, que hoje se encontra precária. Isso gera um passivo ambiental e social muito grande", declarou Karin Segala. Ainda durante a palestra, ela também detalhou o Caderno de Sustentabilidade - Gestão de Resíduos Sólidos, uma publicação do Sebrae que visa orientar gestores públicos, empresários e futuros empreendedores sobre o tema.

O prefeito de Bela Vista, Abraão Zacarias, acredita que a temática discutida trará novos conhecimentos para melhorar a situação da sua cidade. "A palestra foi muito construtiva, pois nos inspira a buscar novos projetos, sempre em busca da melhoria do desenvolvimento do município, porque lá em Bela Vista também enfrentamos o mesmo problema sobre a questão dos resíduos sólidos", avaliou.

Já a consultora do Sebrae de Dourados, Idete Mendes, afirmou que conhecer o processo de implantação de resíduos sólidos nos municípios é de extrema importância. "Precisamos de conhecimento e implantar projetos para melhorar o processo ambiental e social nos municípios", disse.

Relacionadas

Leia mais

Sustentabilidade do sistema de saúde suplementar preocupa empresas do setor industrial
No caminho da inovação e da sustentabilidade
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação

Comentários