Setor mineral realiza debate sobre novas soluções

Debate buscou alternativas para novas soluções logísticas para o setor de minerais, especialmente em relação ao transporte de mercadorias

O Sindicato das Indústrias da Extração de Minerais não Metálicos e de Diamantes e Pedras Preciosas, de Areias, Barreiras e Calcários do Estado do Ceará (Sindminerais) realizou na última sexta-feira, 16/5, um café da manhã seguido de debate sobre novas soluções logísticas para o setor de minerais. 

Participaram do evento empresários do setor, representantes do Sindicato das Indústrias de Extração e Beneficiamento de Rochas para Britagem do Estado do Ceará (Sindbrita) e do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), empresas de logística e o representante do governo, Otacílio Borges, secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura. 

Durante o debate, foram discutidos problemas e soluções relacionados ao transporte de mercadorias pelas rodovias, ferrovias e portos no estado. Para a questão da proibição de tráfego nas rodovias estaduais, foi sugerido um planejamento eficaz para adaptação das estradas, com a adequação das normas já no projeto de execução; aderir às normas da ABNT, enquanto não se atualizam as do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). A má qualidade das estradas também foi um outro ponto bastante discutido, porque grande parte da deterioração das estradas está ligadaa diretamente com os tipos de pavimento utilizados na construção e manutenção das rodovias. 

A argumentação sobre as ferrovias foi relacionada, principalmente, à falta de uma logística moderna, causando a inviabilização de produtos de baixo valor agregado (Chapada do Apodi) e desconectando o Ceará de oportunidades de mercado com o cerrado brasileiro. Como solução, foi apontada a viabilização de ramais ferroviários, sem esperar a Transnordestina. 

Em relação aos portos, foram colocados como problemas o alto custo de armazenagem e falta de retroárea especializada para o setor de mármore e granito. Como soluções para esses problemas, foram sugeridos pontos como a criação de portos secos alfandegados, abertura para mares operadores portuários, aumentando a concorrência entre eles a qualificar um exportador ou importador, definição de um terreno para que o setor monte um centro de convergência em descarregamento e carregamento de contêineres para os produtos de blocos e chapas. 

Marcelo Quinderé, presidente do Sindminerais, colocou como uma das principais questões a criação de uma secretaria, departamento ou empresa que fiscalize o cumprimento das normas e que faça uma constante manutenção dos equipamentos utilizados na fiscalização do transporte de mercadorias pelas rodovias, ferrovias e portos cearenses. “Isso foi uma amostra de nossas necessidades. É preciso, agora, dialogar com o governo para que essa secretaria seja efetivamente criada, e assim todos possam contribuir com o crescimento do setor mineral”, afirmou Marcelo. 

Diante das questões abordadas, Otacílio Borges disse que o governo tem um plano de logística em execução desde de 2012, com objetivos traçados até 2030, mas precisa da ajuda dos principais envolvidos para que seja possível sua execução. ”A parceria e o diálogo só trarão avanços, em todas as etapas, até mesmo no orçamento. As portas estão abertas para fazermos juntos bons projetos, pois eles ultrapassarão qualquer gestão de governo.

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