SENAI vai promover programa de imersões para pesquisadores nigerianos

Por meio de um acordo de cooperação internacional com a NASENI, os participantes vão trocar experiências sobre automação, metalurgia, processamento mineral, engenharia de superfícies e muito mais

SENAI e Naseni fecham acordo de cooperação internacional para imersões nos Institutos SENAI de Inovação

Nesta segunda-feira (21), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmou mais uma parceria em prol do desenvolvimento tecnológico por meio de capacitações. Desta vez, a instituição, por meio dos Institutos SENAI de Inovação (ISI), vai proporcionar um programa de imersão para 35 pesquisadores, gestores e diretores da Agência Nacional de Ciência Infraestrutura de Engenharia (Naseni) da Nigéria.

A programação é composta por seminários, workshops, práticas de laboratório e visitas guiadas em empresas industriais. As atividades vão durar cerca de três semanas e serão realizadas em quatro estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal, falou da importância dessas parcerias internacionais para a instituição.


"Esse ano, o SENAI completou 80 anos e ao longo desse período, muitas parcerias nacionais e internacionais foram fundamentais para o crescimento da indústria, como a com o Japão ou com a Alemanha. Acordos de cooperação internacional, como esse firmado hoje, são benéficos para ambos os países envolvidos. Estamos sempre em busca de parcerias que sejam boas para o crescimento do Brasil e que ajude o outro país a se desenvolver", destacou Leal, na cerimônia de assinatura do contrato.


Representando a Nigéria, estavam presentes o embaixador Muhammad Makarfi Ahmad, o professor de engenharia Mohammed Sani Haruna, além da delegação nigeriana. 

Os pesquisadores vão conhecer os Institutos SENAI de Inovação em Automação; Conformação e União; Biossintéticos e Fibras; Metalurgia; Processamento Mineral; Engenharia de Superfícies; Sistemas Virtuais; Química Verde; Materiais Avançados; e Manufatura Avançada ao longo do programa de imersão.

A delegação nigeriana e os representantes do SENAI assinaram o acordo nesta segunda-feira (21), em Brasília

Tecnologia para fortalecimento da indústria

A rede de apoio e incentivo à indústria brasileira conta com 26 Institutos SENAI de Inovação presentes em 12 estados da federação. Por meio de parcerias com empresas e universidades, tem se transformado em importante ator no ecossistema de inovação brasileiro ao investir em pesquisa aplicada e no uso do conhecimento científico para o desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores que chegam ao mercado consumidor.

A rede do SENAI foi criada para dividir com o empresário brasileiro os riscos inerentes à inovação desde a fase pré-competitiva, momento em que a pesquisa pode acabar sem qualquer resultado prático, até a etapa final de desenvolvimento, quando o novo produto está prestes a ser fabricado pela indústria. 

Relacionadas

Leia mais

Mulheres falam sobre tecnologia, inovação e felicidade no trabalho na 20ª conferência da ANPEI
A contribuição dos líderes empresariais brasileiros no B20 Indonésia
Desafio para startups de todo o país, com apoio financeiro de até R$ 30 mil

Comentários