SENAI inaugura o mais moderno laboratório de soldagem da América Latina

Criação do espaço foi possível graças à parceria entre SENAI, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Petrobras

O Centro de Tecnologia SENAI Solda é um importante formador de mão de obra qualificada

O Centro de Tecnologia SENAI Solda (CTS Solda) inaugurou o mais moderno e completo Laboratório de Excelência em Tecnologia de Soldagem da América Latina. O espaço é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Petrobras

Durante a cerimônia de inauguração, na semana passada, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, ressaltou a importância de estimular as empresas a investirem em pesquisas visando ao desenvolvimento da indústria do Brasil. “Nos últimos 15 anos, o país dobrou a produção de petróleo. Na próxima década, nós vamos dobrar de novo. Essa é uma escalada impressionante e que garantiu um investimento em pesquisa de cerca de R$ 10 bilhões”, disse Magda. 

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou o papel da pesquisa para a formação de uma indústria competitiva e inovadora. “Esse laboratório é a demonstração do alcance que o desenvolvimento da atividade de petróleo e gás pode trazer como alavanca ao desenvolvimento nacional. O trabalho de ampliação e modernização feito aqui representa investimento de aproximadamente R$ 24 milhões. O que estamos oferecendo está em linha com o que há de mais avançado e reforça a condição de polo tecnológico que o SENAI Rio representa para a indústria”, afirmou. 

EQUIPAMENTO EXCLUSIVO - O Laboratório de Excelência em Tecnologia de Soldagem terá o único sistema a laser de soldagem híbrida, com características de construção e tecnologias embarcadas, do mundo. O equipamento permite a combinação de dois processos de soldagem em uma única aplicação, o que permite uma aceleração da velocidade do trabalho. 

Por englobar todas as modernas tecnologias de soldagem em um único lugar, o laboratório será utilizado para o desenvolvimento de forma integrada de pesquisas nas áreas de união de materiais, de integridade e de caracterização dos materiais. Os estudos para o desenvolvimento de tecnologias ligadas aos novos materiais são importantes, principalmente, com o avanço da exploração em águas profundas, na camada pré-sal. 

De acordo com o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, André Cordeiro, justamente devido à transformação da indústria de petróleo proporcionada pela exploração na camada pré-sal, a demanda por profissionais de soldagem qualificados é cada vez maior. “Na área do pré-sal, nós estamos trabalhando com novos elementos contaminantes e com novos materiais, que exigem uma soldagem de mais qualidade. O laboratório veio cumprir um papel importantíssimo de permitir que a gente tenha uma melhor mão de obra e poder aumentar a produtividade”, disse.

Relacionadas

Leia mais

SENAI faz parceria e qualifica mulheres na área de soldagem
Rio Grande do Norte é ouro na seletiva de Soldagem do mundial de profissões
VÍDEO: Institutos SENAI de Inovação de Santa Catarina atuam em processo de usinagem, soldagem e manufatura aditiva

Comentários