SENAI faz parceria e qualifica mulheres na área de soldagem

Curso em Teresina viabilizou a formação de treze participantes no curso de Soldador no Processo Eletrodo Revestido de Aço ao Carbono e aço Baixa Liga

Uma parceria envolvendo o SENAI-PI, por meio do Centro de Formação Profissional “Antonio José de Moraes Souza”, e o Grupo Olho D'Água, através da empresa COMVAP – Açúcar e Álcool Ltda., localizada no município de União, possibilitou a formação profissional de 13 participantes no curso de Soldador no Processo Eletrodo Revestido de Aço ao Carbono e aço Baixa Liga.

Com carga horária de 160 horas, o curso foi realizado no período de 13 de outubro a 12 de novembro, na Oficina de Solda do CFP “AJMS”, na cidade de Teresina. De acordo com Heline Melo, gerente da unidade do SENAI executora, a turma foi formada por mulheres que moram na região da empresa e adjacências.

A intenção do supervisor de Recursos Humanos da COMVAP, Francisco Câmara, é aproveitar, conforme vagas disponíveis, as concludentes em postos de trabalho que envolve a atividade de soldagem na empresa”, afirmou Heline Melo. Já o Instrutor Clarindo Borges disse que as atividades abordadas dentro do conteúdo programático e os conhecimentos adquiridos deram as alunas preparação para atuarem no mercado.

Gisele Oliveira de Mendonça, de 26 anos, disse está desempregada há algum tempo e o caminho foi procurar o SENAI pela referência e pela capacidade que ele possui na formação profissional. “Com as qualificações anteriores e mais essa, poderei voltar ao mundo do trabalho. Quando soube que a COMVAP estava com esse convênio com o SENAI fui logo procurando informações para me habilitar a fazer o curso e graças a Deus deu tudo certo”, ressaltou.

Gisele disse que “com este já são três cursos que fiz este ano na instituição e todos na área de soldagem. Com o certificado do SENAI em mãos e pelos conhecimentos adquiridos estou apta a desempenhar as funções que aprendi”, pontuou. Com o mesmo entusiasmo de Gisele, a também concludente Tânia Alves, de 24 anos, sonha em assinar a sua Carteira Profissional na COMVAP. “Sou moradora das proximidades da empresa e estou à disposição se quiserem me contratar”, disse.

O curso foi divido em dois módulos: básico e específico e teve por objetivo desenvolver competências para cortar, preparar e soldar material metálico pelo processo eletrodo revestido nas posições plana, horizontal, vertical e sobre cabeça para confecção e recuperação de peças, estruturas metálicas, utilizando materiais em aço ao carbono e aço baixa liga, considerando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança.

Relacionadas

Leia mais

Diretor regional do SENAI-PI visita unidade móvel automotiva
VÍDEO: Institutos SENAI de Inovação de Santa Catarina atuam em processo de usinagem, soldagem e manufatura aditiva

Comentários