SENAI inaugura Instituto de Tecnologia em Alimentos no Paraná

Com investimento de R$ 12 milhões, instituto localizado em Toledo vai atender indústrias de todo o estado. Setor de alimentos é o maior empregador do Paraná, respondendo por 29,2% dos postos de trabalho gerados pela indústria local

A unidade vai atuar em três grandes áreas: análises laboratoriais, soluções tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) inaugurou, na última sexta-feira (11), em Toledo, no oeste do estado, o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos. Com uma estrutura de 1.240 metros quadrados, foram investidos R$ 12 milhões em equipamentos e infraestrutura para o atendimento a 2.500 indústrias de todo o Paraná, sendo também referência para o Brasil.

O setor de alimentos é o maior empregador do Paraná, respondendo por 29,2% dos postos de trabalho gerados pela indústria paranaense. Só o oeste do estado concentra cerca de 600 indústrias alimentícias. A unidade vai atuar em três grandes áreas: análises laboratoriais, soluções tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos.

“É uma região com um potencial fantástico, que já concentra um grande número de indústrias de proteína animal. Esse instituto vem para contribuir para a evolução desta indústria já instalada e para novas oportunidades”, destacou o presidente do Sistema FIEP, Edson Campagnolo. Ele citou o Bioparque, empreendimento da região Oeste que integra universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada e o Sistema FIESP. “Nem o mais otimista de nós pode imaginar o avanço que o Bioparque trará, com investimentos elevados e cooperação técnica. É uma grande oportunidade para atração de pesquisas e desenvolvimento para o setor”, disse Campagnolo.

“Precisamos avançar na área de pesquisa e inovação para agregar valor aos produtos que temos aqui”, disse o industrial Luiz Donaduzzi, idealizador do Bioparque. Segundo ele, em 20 anos os alimentos não serão mais como são hoje. Haverá uma grande ênfase a alimento funcionais e nutracêuticos e o Brasil precisa avançar nesta área. Ele informou que a Fundação das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), parceira do Bioparque, quer transformar o oeste do Paraná num centro de excelência em nutracêuticos e alimentos funcionais.

A solenidade de inauguração também contou com a presença do vice-prefeito de Toledo, Tita Furlan, do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, além de outras lideranças da região.

Instituto vai atender a 2.500 indústrias paranaenses

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Instituto de Inovação em Eletroquímica no Paraná atua na área de nanotecnologia e muito mais
SENAI do Maranhão inaugura centro de educação no município de Rosário
Instituto de Inovação do SENAI CETIQT terá novo endereço

Comentários