No próximo dia 11 de junho, a indústria paranaense ganhará um Parque Tecnológico da Indústria, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba. Criado para ser um dos principais polos de articulação em inovação do Brasil, o Parque representa um novo capítulo no fortalecimento do setor no Paraná, com foco em inteligência, sustentabilidade e colaboração.
A inauguração contará com uma verdadeira imersão nas soluções que estão redesenhando o futuro da mobilidade. A grande atração será o lançamento do Habitat Mobilidade, para o desenvolvimento de tecnologias para o setor automotivo e para a mobilidade sustentável no estado.
Demonstrações tecnológicas e showcases
A programação inclui painéis com especialistas de referência e demonstrações tecnológicas com as empresas que já estão no ecossistema. Entre os destaques estão os temas “Descarbonização: da urgência à ação prática”, com cases sobre hidrogênio verde, veículos de baixa emissão e eficiência energética; e o “O Futuro da Mobilidade”, com foco em logística ferroviária inteligente e cidades automatizadas.
Os visitantes também terão a oportunidade de acompanhar uma demonstração exclusiva do robô Spot, da Boston Dynamics, promovida pelo Itaipu Parquetec. Em sessões dedicadas e com número limitado de participantes, será possível ver de perto como essa solução robótica de última geração atua em tarefas como inspeções automatizadas, leitura de sensores, coleta de dados em tempo real e operação em áreas de risco.
Fruto de articulações iniciadas em 2021 pelo Conselho Setorial da Indústria Automotiva da FIEP, o Parque já viabilizou mais de R$ 263 milhões em projetos de inovação. A estrutura conta com mais de 165 mil m² e abriga laboratórios, espaços para startups e centros de pesquisa. A UniSenai PR, a Lactec, a Fundação Araucária, o Habitat Corporações e Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica estão entre as instituições já instaladas no ecossistema.
Indústria do futuro
Para o presidente do FIEP, Edson Vasconcelos, a inauguração representa um passo decisivo rumo à indústria do futuro. “É um marco para o Paraná e reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este será um espaço estratégico para impulsionar soluções em áreas prioritárias como a mobilidade, aproximando ainda mais o nosso segmento do conhecimento gerado nas universidades. Estamos construindo, juntos, o caminho para uma indústria mais competitiva, conectada e preparada para os desafios do futuro.”
A expectativa é que o Parque Tecnológico se torne referência nacional em integração entre empresas, academia e governo, acelerando o desenvolvimento de tecnologias e fortalecendo o papel do Paraná como protagonista da inovação industrial no Brasil.