A Neoenergia Coelba e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) assinaram, na tarde desta quarta-feira (4/6), um acordo de cooperação técnica para impulsionar o desenvolvimento industrial e socioeconômico dos distritos industriais baianos.
A assinatura do termo é uma extensão do compromisso firmado pela distribuidora em investir R$ 13,3 bilhões na infraestrutura energética da Bahia, entre 2024 e 2027, beneficiando todos os setores da economia do estado.
O acordo prevê a ampliação da troca de informações entre a instituição e a distribuidora de energia, permitindo que haja um direcionamento ainda mais assertivo de ações para o fortalecimento da infraestrutura elétrica nos polos industriais da Bahia pela Neoenergia Coelba.
O termo foi assinado pelo diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, e pelo presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos. Participaram do evento, ainda, o diretor de Relações Institucionais do Grupo Neoenergia, João Paulo Rodrigues, o Diretor Institucional da CNI, Roberto Muniz, e representantes dos distritos.
“O acordo de cooperação permite uma maior sinergia entre a Neoenergia Coelba e os distritos industriais representados pela FIEB. A partir deste acordo, conseguiremos ter uma visão consolidada dos polos produtivos da Bahia, direcionando os nossos investimentos, que superaram o patamar de R$ 3 bilhões em 2024, para as necessidades específicas de cada localidade. Podemos afirmar que é uma renovação do compromisso da Neoenergia Coelba com os baianos”, destacou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
Acordo para acompanhar o crescimento da indústria baiana
O Acordo de Cooperação Técnica é uma continuação da parceria entre a Neoenergia Coelba e a FIEB, que tem como premissa fortalecer o diálogo entre a distribuidora de energia e os distritos industriais.
Por meio dele, as demandas das indústrias baianas com relação à energia serão analisadas pela concessionária de forma estruturada e resolutiva, para que sejam propostas alternativas e soluções para as necessidades mapeadas.
A finalidade é garantir uma infraestrutura energética de qualidade para promover um ambiente favorável à expansão desse setor produtivo estratégico para o desenvolvimento da economia baiana e para a geração de emprego e renda.
O termo prevê, ainda, que a Neoenergia Coelba tenha acesso ao Observatório da Indústria, plataforma de inteligência estratégica desenvolvida pela FIEB que consolida dados atualizados sobre os diversos segmentos industriais da Bahia, para que a distribuidora possa ajustar, incrementar e atualizar, sempre que necessário, seu planejamento de ações para melhorar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica aos polos industriais.
Durante o evento, o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Batista, destacou a importância de parcerias com as associações que representam os setores econômicos.
“O plano de investimentos que está sendo executado pela Neoenergia Coelba foi estruturado através de diálogos construtivos com todos os segmentos da sociedade. Praticar a escuta ativa e entender os principais desafios da indústria é um passo fundamental para contribuir com o desenvolvimento deste importante setor da economia baiana”, reforçou o executivo.