
Nesta semana, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) inaugurou um ponto de coleta seletiva do projeto E+Reciclagem na sua sede, em Belém. A iniciativa integra a Semana do Meio Ambiente e a Jornada COP+, que segue até 7 de junho com atividades gratuitas.
Além disso, a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) realizou uma missão na Holanda, no mês de maio, para fortalecer a presença do estado na cadeia global do hidrogênio verde.
Durante o World Hydrogen Summit & Exhibition 2025, a comitiva apresentou as vantagens competitivas do Ceará e ressaltou a cooperação entre indústria, governo e academia na transição energética, além de lançar uma plataforma para mapear projetos renováveis e participar de painéis sobre a cooperação entre Europa e América Latina.
Quer saber mais? Confira agora no Brasil Indústria, coluna da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, os principais destaques dos estados.
FIEPA inaugura ponto de coleta seletiva e lança projeto de compostagem
A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) iniciou a Semana do Meio Ambiente com a inauguração de um ponto de coleta seletiva do projeto E+Reciclagem em sua sede, em Belém.
Realizada em parceria com a Jornada COP+ e com o tema “Economia de Baixo Carbono – caminhos para um futuro sustentável”, a programação vai até 7 de junho e oferece atividades gratuitas e abertas ao público, como apresentação de projetos, palestras e desfile de moda sustentável amazônica.
O ponto de coleta está localizado no estacionamento da FIEPA e será aberto à comunidade do entorno como forma de incentivar a separação e o descarte correto de resíduos sólidos recicláveis e contribuir com a preservação ambiental.
Acesse o site da FIEPA para mais detalhes.
SENAI-TO e Energisa oferecem curso gratuito de eletricista para mulheres
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Tocantins (SENAI-TO), em parceria com a Energisa, está ofertando o curso gratuito de eletricista de redes, exclusivamente para mulheres, na cidade de Araguaína.
As aulas serão realizadas no período noturno, de segunda a sexta-feira. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, carteira de habilitação categoria B e disponibilidade para frequentar as aulas. As inscrições estão abertas até 9 de junho.
Atuação estratégica da FIEC na Holanda reforça posição do Ceará como potencial polo mundial de hidrogênio verde
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, no mês de maio, uma missão institucional na Holanda para consolidar parcerias e fortalecer a presença do Ceará na cadeia global do hidrogênio verde.
A comitiva participou do World Hydrogen Summit & Exhibition 2025, onde apresentou as vantagens competitivas do estado e destacou a atuação conjunta da indústria, poder público e academia na transição energética.
Durante o evento, a FIEC lançou uma plataforma para mapear projetos de energias renováveis no Ceará e participou de painéis sobre cooperação internacional entre Europa e América Latina.
A agenda incluiu visitas técnicas a portos holandeses e reforçou a imagem do Ceará como destino estratégico para investimentos em energias limpas, além de impulsionar a realização do H2 Latam Summit, previsto para outubro.
FIRJAN SESI oferece vagas gratuitas para curso Pré-Enem
O Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (SESI-RJ) está com 620 vagas gratuitas abertas para o curso Pré-Enem, voltado a jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Podem se inscrever estudantes da rede pública a partir de 15 anos, que estejam no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído os estudos.
As inscrições vão até 11 de junho, exclusivamente pelo site da Escola FIRJAN SESI. O curso acontece de 16 de junho até novembro. Para mais informações, acesse o site da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
FIEG lança 2ª edição do Prêmio de Sustentabilidade da Indústria Goiana
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) está com inscrições abertas para a segunda edição do Prêmio FIEG de Sustentabilidade, que reconhece ações sustentáveis da indústria goiana alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A participação é gratuita e pode ser feita até o dia 4 de agosto de 2025, por micro, pequenas, médias e grandes indústrias do estado que tenham implantado projetos com resultados mensuráveis nos últimos dois anos. Mais informações estão disponíveis no site da FIEG.
SESI e SENAI estão entre as cinco melhores empresas para trabalhar em AL
O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Alagoas foram reconhecidos pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no estado em 2025.
A premiação reforça o compromisso das entidades com a valorização de pessoas, a construção de um ambiente de trabalho saudável e a promoção de uma cultura organizacional pautada no respeito, na colaboração e no desenvolvimento profissional.
Acesse o site da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) para mais detalhes.
SENAI-SP lança novos cursos sobre Economia Circular voltados à Indústria
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) tem novos cursos gratuitos voltados para práticas sustentáveis e descarbonização na indústria, com o objetivo de preparar profissionais para os desafios atuais e futuros do setor industrial.
As formações abordam soluções alinhadas às transformações da economia verde e às demandas por inovação e responsabilidade ambiental.
Os cursos estão sendo apresentados durante o Fórum Mundial de Economia Circular 2025 e já estão disponíveis para acesso. Para saber mais e se inscrever, acesse o site do SENAI-SP.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.
