Indústria desenvolve tinta antiviral com apoio do SENAI no Paraná

Renner Hermann foi uma das indústrias aprovadas pela chamada Saúde Tech, promovida pelo SENAI, Governo do Estado e Fundação Araucária

Indústria paranaense desenvolve tinta antiviral

Uma tinta com propriedades antivirais, que pode ser utilizada em paredes de ambientes hospitalares ou locais com grande circulação de pessoas, para reduzir a transmissão do novo coronavírus: este é o projeto da empresa Renner Herrmann, produzido com o apoio do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba.

“Com este projeto, buscamos aliar o nosso conhecimento no desenvolvimento de tintas de alta performance com a necessidade atual de produtos e serviços que auxiliem no combate deste vírus”, explica a engenheira química na Renner Herrmann, Andrea Renata Deip.

“Assim, surgiu essa ideia de incorporar funcionalidade antiviral na tinta, tornando mais eficiente a principal estratégia atual de combate à Covid-19, que é reduzir o número de pessoas infectadas em um curto espaço de tempo”, completa.

A tinta, que deverá inativar o vírus SARS-CoV-2 impedindo a maior propagação da doença, está na etapa de pesquisa. A previsão é que a solução seja entregue em até quatro meses.

O gerente do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, Filipe Cassapo, afirma que o projeto é um exemplo claro que a inovação é essencial para fomentar a atividade econômica industrial, gerando renda e empregos, de forma responsável, protegendo ao mesmo tempo saúde e bem-estar das pessoas.

“A indústria está vivendo um momento único na sua história moderna. Deve enfrentar o desafio de manter atividades produtivas, garantindo a criação de valor, competitividade e produtividade, ao mesmo tempo que encontra soluções para enfrentar o coronavírus, preservando a vida e o bem estar”, analisa.

Com infraestrutura laboratorial e de recursos humanos altamente capacitados, o instituto realiza pesquisas aplicadas à indústria, desenvolvendo produtos e processos inovadores, resultando em maior competitividade e sustentabilidade para diversos segmentos, contando com diversas parcerias internacionais, como os Institutos Fraunhofer da Alemanha.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Coronavírus derruba produtividade da indústria
Indústria de alumínio auxilia na contratação de médicos no Pará
Robótica no combate à Covid-19

Comentários