Gourmet Tech: inovações gastronômicas são futuro de restaurantes

Na Olimpíada do Conhecimento 2018, visitantes poderão conhecer diferentes tecnologias, como impressoras 3D que imprimem panquecas com desenhos personalizados

Que tal participar de aulas gratuitas de culinária com grandes nomes da gastronomia? Isso será possível durante a 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, entre 5 e 8 de julho. O evento, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), vai contar com aulas de cozinha molecular com o apresentador da GNT Felipe Bronze. Ex-participantes do maior reality show de gastronomia do Brasil, como Leonardo Young, Michele Crispim e Raul Lemos, também ministrarão aulas. (Confira a agenda no fim da reportagem).

Tudo isso vai acontecer no Gourmet Tech, um dos ambientes da OC2018. No espaço gastronômico, impressoras 3D farão a massa e o recheio de salgados e até mesmo panquecas. A Pancake Printer, por exemplo, mostrará que é possível criar panquecas personalizadas. Por meio de um programa de computador, fotos e desenhos são projetados. Em vez de tinta, a máquina utiliza a massa para “imprimir” a imagem na chapa quente, usando a combinação de ar comprimido e vácuo.

Imagine restaurantes que cardápios físicos sejam transformados em uma mesa touch screen e os clientes possam fazer o pedido na própria tela, escolhendo os ingredientes desejados. Essa inovação, já presente em alguns restaurantes do Brasil e do exterior, também estará na OC2018, que vai demonstrar essa e outras novidades na fabricação de alimentos e bebidas, apresentando um novo conceito de culinária. O público poderá experimentar as receitas.

“Personalizar o que você quer comer vai ser o futuro! A possibilidade de criar o formato da sua própria comida pode proporcionar uma alimentação mais divertida para crianças e fazer com que elas comam mais verduras e legumes, por exemplo”, explica o gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI, Luiz Eduardo Leão. 

Além dessa atração, o visitante poderá experimentar uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros, o café, porém feita de forma diferente. A Coffee Ripples é uma máquina que permite ao cliente escolher uma arte que, por meio de uma impressora 3D, é impressa na espuma. Outra novidade é a máquina B.blend, a primeira plataforma de bebidas “tudo em um” do mundo. Com cápsulas de diferentes sabores, é possível fazer chás, sucos, refrigerantes, frapês e outras receitas em minutos, sem a necessidade de limpar o instrumento ao alternar as opções.

A OLIMPÍADA - A Olimpíada terá dois ambientes: a Cidade Inteligente, que demonstrará tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas; e a Escola do Futuro, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos competências e habilidades para lidar com a Indústria 4.0.

Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro.

O visitante poderá experimentar uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros, o café, porém feita de forma diferente
DIA PALESTRANTE HORÁRIO*
05/07 (quinta) Leonardo Young 15 horas
06/07 (sexta) Michele Crispim 11 horas
07/07 (sábado) Felipe Bronze 11 horas e 17 horas
08/07 (domingo) Raul Lemos 15 horas

10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita

*Programação sujeita a alterações

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento 2018 apresenta tecnologias da Indústria 4.0 para cidades inteligentes e escolas do futuro
Conheça os vencedores do concurso de youtubers do SESI e SENAI
Brasília terá museu sobre futuros possíveis

Comentários