Conheça os vencedores do concurso de youtubers do SESI e SENAI

Os dois escolhidos vão ganhar um kit youtuber com câmera, drone e muito mais. A dupla também participa da cobertura jornalística da Olimpíada do Conhecimento, em Brasília

Um mineiro e uma paranaense são os vencedores do concurso de youtubers do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  Felippe Alves Ferreira, 22 anos, de Uberlândia (MG), e Julia Garcia Barbosa, 21 anos, de Londrina (PR), foram os escolhidos em meio a quase 300 inscritos de todo o Brasil. Os dois receberão um kit youtuber que inclui equipamentos como câmera fotográfica, microfone, laptop e até mesmo um drone. A premiação também prevê uma viagem a Brasília, para que eles façam a cobertura da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada de 5 a 8 de julho. 

Felippe tem um canal no YouTube desde 2016, mesmo ano em que concluiu o curso de Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O canal Toga Voadora, criado com mais três amigos da faculdade, tinha como objetivo julgar personagens dos quadrinhos e filmes, com direito a advogado de defesa e de acusação. Mas, com o crescimento do canal e muitos pedidos, a equipe começou a fazer resenhas de filmes e séries. Após terminar a graduação, Felippe passou no mestrado em Teatro, que vai concluir em 2019. 

O próprio Felippe é quem edita os vídeos do canal. "Comecei a editar aos 10 anos no movie maker, até pensei em fazer cursos, mas comecei a mexer e quebrar a cara até aprender", diz. Sobre educação e carreira, Felippe acredita que é preciso mais reflexão antes da tomada de decisões. "Uma das coisas que mais tenho certo para mim é que a gente é forçado a decidir sobre o futuro muito novo. Eu gosto muito de levar arte para as pessoas e, por meio dela, levar as pessoas a refletirem. Atualmente faço isso de três formas: pelo youtube, escrevendo, com o meu livro, por exemplo, e pelo teatro. Pretendo continuar investindo nessas três formas", conclui.

Julia, que estuda Design de Moda na Universidade Estadual de Londrina, conta que gravou o vídeo para o concurso de maneira bem improvisada. "Fiquei perto da janela para aproveitar a luz do dia, usei umas caixas empillhadas como tripé e minha irmã segurou o celular para não tremer as imagens", diz.

Ainda sem canal no YouTube, ela diz que a premiação é o empurrão que faltava para virar youtuber e também montar um blog. "Falando da parte material, eu não poderia comprar esses equipamentos agora. E ainda tem essa experiência de ir para Brasília, cobrir um evento deste tamanho com jovens que estão em busca de conhecimento e de aprender. Participar da Olimpíada é uma das coisas mais legais que o concurso vai me proporcionar. Espero conseguir passar todas as informações para quem não pode ir ao evento", afirma. 

Durante as gravações na OC2018, os novos youtubers serão acompanhados pelo Iberê Thenório e pela Mariana Fulfaro, criadores do Manual do Mundo – o maior canal de ciência e tecnologia do YouTube brasileiro. Com vídeos curtos e divertidos sobre experiências científicas, receitas, desafios, pegadinhas, mágicas e origamis, o Manual do Mundo já conquistou mais de um bilhão de visualizações e 10 milhões de inscritos.

SEMPRESESISENAI - O Concurso Jovens YouTubers é uma das ações do SESI e do SENAI com o projeto #SEMPREFUTURO, mais nova etapa da campanha #SEMPRESENAI. Com séries multimídia, vídeos e infográficos, a iniciativa detalha como os avanços tecnológicos estão transformando a educação e o mundo do trabalho e mostra como as instituições já estão preparadas para formar o profissional da Indústria 4.0.

Relacionadas

Leia mais

6 tecnologias que vão fazer você querer mudar para a Casa Inteligente da OC2018
Olimpíada do Conhecimento 2018 apresenta tecnologias da Indústria 4.0 para cidades inteligentes e escolas do futuro
Mãos à obra e liberdade de criação na Olimpíada do Conhecimento

Comentários