Embrapii deve ter 20 institutos de pesquisa credenciados até 2017

Prazo foi dado no debate sobre a Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), no 5° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo (SP)

"A Embrapii será transformada em uma grande agência de fomento à inovação" - João Fernando Gomes

O presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), João Fernando Gomes de Oliveira, afirmou que o primeiro edital para credenciamento de institutos de pesquisa deve ser lançado em dezembro deste ano. O prazo foi dado no debate sobre a Embrapii, durante o 5° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo (SP). No primeiro momento, seis instituições de ciência e tecnologia serão capacitadas. A expectativa, segundo ele, é que em quatro anos esse número passe para 20 unidades. “A Embrapii será transformada em uma grande agência de fomento à inovação com duas características fundamentais: competência e agilidade”, afirmou João Fernando.

O decreto presidencial que qualifica a Embrapii como organização social, assinado pela presdiente Dilma Rousseff, foi publicado hoje no Diário Oficial da União. O próximo passo será firmar um contrato de gestão com o governo federal. Assim, a Embrapii poderá receber recursos públicos para financiar projetos inovadores da indústria brasileira.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, salientou a importância da Embrapii para convencer o empresário a inovar. “Certamente vai fazer a diferença para que a indústria brasileira possa ter mais recursos e mais facilidade de acesso, além de pensar as políticas públicas”, disse Robson. Ouça o que ele disse ao Portal da Indústria clicando aqui

A criação da Embrapii promoverá e incentivará a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Isso será feito por meio de cooperação com institutos tecnológicos em áreas de competência credenciadas, a partir de critérios com foco em competência, infraestrutura, excelência tecnológica e experiência em projetos empresariais.

"Com autonomia administrativa, esperamos processos de inovação mais ágeis" - Pedro Wongtschowski

O presidente do conselho administrativo e CEO do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski, destacou a importância do estímulo para o empresário brasileiro inovar mais. “A Embrapii dá oportunidade de os institutos de pesquisa desenvolveram tecnologia no Brasil e de as empresas crescerem. Com autonomia administrativa, esperamos que os processos de inovação sejam mais ágeis”, destacou Wongtschowski.

FUNCIONAMENTO – Constituída como associação civil sem fins lucrativos e qualificada como organização social, o modelo de funcionamento da Embrapii prevê compartilhamento de riscos técnicos e econômicos. Assim, um terço do recurso será investido pela empresa que desenvolverá o projeto de inovação, um terço virá da Embrapii e um terço será das instituições de pesquisa em forma de estrutura, recursos humanos, máquinas e equipamentos.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a Embrapii dará segurança jurídica e financeira para as cooperações entre empresas e institutos de pesquisa credenciados. “É o fermento para fazer crescer essa relação entre os institutos de pesquisa e as empresas brasileiras. Assim, pretendemos usar essa rede de laboratórios já existentes em sua plena capacidade. Essa parceria com as empresas é fundamental para o país inovar e crescer”, afirmou o ministro.

Relacionadas

Leia mais

Especialistas discutem inovação nesta quarta (28), às 15h, com transmissão ao vivo. Não perca!
Governo aprofundará integração com a indústria para inovação
CNI e BNDES dizem que crise não inibe inovação

Comentários