Em iniciativa inédita, CNI lança livro sobre o futuro da formação em engenharia

Publicação reúne 12 artigos de integrantes do GT de Engenharia da Mobilização Empresarial pela Inovação, que construiu as novas diretrizes dos cursos de engenharia implantadas pelo Conselho Nacional de Educação

Depois de contribuir com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Engenharia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) lançaram nesta sexta-feira (2), em reunião virtual, o livro “O futuro da formação em Engenharia: uma articulação entre as demandas empresariais e as boas práticas nas universidades”.

A publicação reúne 12 artigos de instituições de ensino e empresas da MEI que participaram do primeiro ciclo de debates online de implantação das DCNs, organizado em parceria pelo GT de Engenharia-STEAM da MEI/CNI, Conselho Nacional de Educação (CNE), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Partindo do princípio de que os mundos da educação e do trabalho devem caminhar lado a lado, o objetivo do livro é contribuir para aproximar a indústria e a academia, de modo a reorientar as mudanças nas graduações de Engenharia, em consonância com os desafios globais, as novas tecnologias e com os perfis profissionais cada vez mais requisitados para a realidade da Indústria 4.0

O conjunto de visões e experiências compartilhadas poderá inspirar empresas e instituições de ensino a se engajarem nesse movimento de transformação da educação tão necessário para o desenvolvimento social e econômico.   

Acesse o livro em PDF

Pelo lado empresarial, participam Embraer, Concremat e ArcelorMittal, apresentando tendências em seu setor e iniciativas de parceria com universidades. A publicação também traz as experiências de instituições de ensino superior para oferecer cursos em moldes mais modernos e alinhados às demandas da sociedade. Os capítulos são escritos pelo SENAI-Cimatec, Insper, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário FEI, Unisinos, PUC-PR, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Profissionais para a realidade da evolução digital

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, destacou, durante a reunião de lançamento do livro, que a publicação busca colaborar para que cada vez mais instituições de ensino de engenharia adotem processos focados na preparação de engenheiros capacitados para as grandes transformações que o mundo atravessa. “Profissionais mais qualificados são imprescindíveis para acompanhar a evolução digital e a quarta revolução industrial”, disse Gianna.

O vice-presidente de Engenharia da Embraer, Luís Carlos Affonso, destacou que o livro relata toda a mudança cultural que empresas e universidades vêm experimentando a partir das novas DCNs de Engenharia.

“O livro traz para nós a confirmação de que adotamos um bom modelo, seja para empresas seja para universidades. Sabemos que o caminho é longo, de mudança, de capacitações e de transformação cultural, mas é espetacular poder mostrar o lado da demanda das empresas e o que as universidades, que já estão avançadas nessa jornada, trazem de experiências e lições aprendidas”, pontuou Affonso.

“A construção de um futuro com mais inclusão, mais equilíbrio, mais bem-estar passa por desenvolver tecnologias e inovações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Isso se faz com uma indústria inovadora, dotada de uma engenharia de ponta. Essa é a razão pela qual não podemos dissociar educação e mercado, educação e capacidade de inovação”, destaca o prefácio do livro.

Relacionadas

Leia mais

MEI defende liberação de recursos para inovação e reforma tributária ampla
MEI Tools oferece conjunto de ferramentas para empresas brasileiras inovarem
Novas diretrizes estimulam a modernização dos  currículos de engenharias no país, avalia CNI

Comentários