Dilma Rousseff elogia mobilização de empresários para fortalecer inovação

Presidente afirma que iniciativas estão em sintonia com o pensamento do governo federal sobre o tema

As ações do Plano Inova Empresa, anunciado nesta quinta-feira (14) pelo governo federal, são respostas diretas a uma série de propostas apresentada pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), entre elas a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Na avaliação da presidente Dilma Rousseff, a MEI está em perfeita sintonia com a visão do governo para o desafio da construção de um país inovador.

Criada em 2008 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o movimento – do qual participam iniciativa privada e governo – pretende colocar a inovação no centro da estratégia das empresas, estreitar o diálogo com o governo e participar da elaboração das políticas públicas de apoio ao desenvolvimento tecnológico da indústria. O grupo tem reuniões periódicas. A primeira de 2013 foi realizada hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a participação inédita de um presidente da República.

“O governo e a iniciativa privada precisam dedicar atenção para a construção de um país inovador e, assim, mais produtivo, mais rico, menos desigual e com capacidade de ampliar sua competitividade”, afirmou a presidente durante o lançamento do plano no Palácio do Planalto.  O grupo tem reuniões periódicas e, pela primeira vez, ocorreu no Palácio do Planalto com a participação de um presidente da República.

“Ser produtor de commodities não é o que o Brasil, com todo seu potencial, merece”, ressaltou, em referência à pauta de exportações do país. “Portanto, inovar, para o Brasil, é uma questão de estar à altura do seu potencial. Daí porque eu considero que não havia melhor iniciativa dos empresários brasileiros do que essa mobilização pela inovação”, elogiou.

Da contribuição do Estado, Dilma destacou a indução do desenvolvimento da inovação por meio de desonerações tributárias e política de crédito.

DIÁLOGO COM EDUCAÇÃO – Outro ponto importante do plano, na visão da presidente, é que os recursos para inovação passam para a mesma matriz. “Isso significa que vamos ter uma porta única para os recursos trilharem a política de inovação, desenhada a partir da articulação entre setor público e empresários. Damos assim um salto de governança, de foco e de determinação em dar prioridade à inovação”, explicou.

A inovação – lembrou Dilma Rousseff – exige o encadeamento da educação, das instituições de pesquisa e das empresas. Ela aproveitou o momento para reforçar a importância da edição da Medida Provisória 592/12, que destina a receita dos royalties e recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

MINISTROS – Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Aloizio Mercadante (Edução) também participaram do lançamento do Plano Inova Empresa e deixaram suas opiniões sobre o anúncio do governo e a participação do empresariado. Confira abaixo trechos do discurso de cada um:

Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, apresenta o projeto Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) durante o anúncio do Plano Inova Empresa, do governo federal. Ouça a apresentação completa clicando aqui.

Agenda de Políticas para a Inovação - Conjunto de apresentações da reunião da MEI - 14/03/2013

Relacionadas

Leia mais

Dilma Rousseff recebe campeões da olimpíada mundial de profissões técnicas, nesta quarta-feira (02)
Dilma anunciará decisão sobre permanência da desoneração da folha em uma semana
Presidente Dilma destaca importância dos institutos SENAI de Inovação

Comentários