Digitalização da economia traz novos desafios ao sistema de propriedade intelectual

A afirmação é do diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, durante seminário. No evento, membros da Confederação e de instituições nacionais e internacionais discutiram perspectivas de negociações comerciais e o Protocolo de Madri

Debater os avanços do sistema brasileiro de propriedade industrial e as perspectivas internacionais para o país foi o foco do 2o Seminário de Propriedade Intelectual, realizado nesta terça-feira (8), em São Paulo. O evento é uma iniciativa do Programa de Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A abertura do Seminário foi realizada pelo diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, que mencionou os avanços pelos quais tem passado o sistema brasileiro de propriedade intelectual na área de cooperação internacional, além da desburocratização. Segundo Abijaodi, diante da digitalização da economia, o sistema de propriedade intelectual terá novos desafios. “O período recente revela outras importantes mudanças no cenário internacional para a propriedade intelectual. A capacidade de a indústria brasileira competir internacionalmente dependerá da habilidade de promover a transformação digital”, explicou.

O diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, fez a abertura do Seminário

Na sequência, a diretora de Marcas da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Binyng Wang, ressaltou  que a adesão de países ao Protocolo de Madri facilita o acesso ao mercado internacional. “O Sistema de Madri cresce em todo o mundo e traz benefícios para a proteção de marcas em diversos países”, sinalizou. No mesmo sentido, Abijaodi definiu o Protocolo de Madri como uma oportunidade estratégica para o comércio exterior no país.

O Seminário apresentou quatro painéis, com especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais. A intensificação da cooperação internacional foi o tema do primeiro painel. A assessora regional da Propriedade Intelectual para o Mercosul, Guianas e Suriname do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, Maria Beatriz Dellore, evidenciou o amadurecimento do ambiente de propriedade intelectual nos últimos anos. “Nossa missão é promover a inovação, a competitividade e o crescimento econômico por meio da ferramenta propriedade intelectual”.

Por sua vez, o diretor do Departamento de Propriedade Intelectual da Organização de Comércio Exterior do Japão, Masaki Okamoto, destacou o ambiente brasileiro. “Vemos como as empresas brasileiras são inovadoras e estratégicas. Um dos nossos objetivos é promover a cooperação internacional e isso, com certeza, beneficia as empresas”.

Maria Beatriz Dellore e Masaki Okamoto (a dir.) discursam sobre cooperação internacional

PROTOCOLO DE MADRI – De volta ao tema que levanta a expectativa sobre o Brasil aderir ao tratado até o fim de 2018, o diretor-adjunto do Instituto Mexicano da Propriedade Industrial (IMPI), Alfredo Carlos Rendón Algara, cujo país passou a fazer parte do grupo há cinco anos, disse que o Protocolo é um “facilitador internacional para o sistema de marcas que traz ganhos de competitividade”.

O diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), André Luis Balloussier, apresentou ações para a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri e falou sobre a expectativa do país. “Em toda a América Latina, apenas quatro países aderiram ao Protocolo até agora. Com a entrada do Brasil, isso pode ter um efeito muito positivo sobre outros países da região”, afirmou.

Alfredo Carlos Rendón Algara, falou sobre os ganhos para o México ao aderir ao Protocolo de Madri

NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS E O PAPEL DO INPI – No terceiro painel, representantes de instituições falaram sobre a importância das negociações internacionais. Daniel Pinto, conselheiro e chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores (MRE), disse que, a partir de 2016, o Brasil retomou a negociação de acordos comerciais bilaterais e birregionais com mais força. “No tema de indicação geográfica, por exemplo, é importante a relação não apenas com a União Europeia, mas também com os Estados Unidos e outros países”.

A analista de comércio exterior da Coordenação de Propriedade Intelectual da Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) relacionou a propriedade intelectual às negociações comerciais e internacionais. “Não tem como querermos ser um membro global se não melhoramos nosso ambiente de negócios e se não continuarmos com as melhorias que têm sido feitas. Isso vai nos ajudar a trazer competitividade, principalmente em uma economia que será digitalizada”.

João Emilio Padovani Gonçalves encerrou o Seminário frisando a importância da propriedade intelectual para o país

No último painel, o diretor de patentes, programas de computador e topografias de circuitos integrados do INPI, Julio César Moreira, falou sobre mudanças no Instituto, como a evolução na desburocratização de processos. “Queremos melhorar cada vez mais o papel do INPI e o serviço prestado a vocês”, afirmou. No encerramento do seminário, o gerente-executivo de Política Industrial, da CNI, João Emilio Gonçalves, realçou a importância da propriedade intelectual para o país. “A propriedade intelectual não é uma matéria elitista e deve ser prioridade, pois gera benefícios para empresas e para toda a sociedade, pois está ligada ao aumento da inovação e da concorrência”, finalizou.

Relacionadas

Leia mais

Ausência de potências comerciais no Protocolo de Madri reduz competitividade
Brasil pode liderar caminho para que outros países da América Latina se tornem membros do Protocolo de Madri
Adesão ao Protocolo de Madri vai ampliar investimentos nacionais em outros mercados, diz presidente do INPI

Comentários