CNI, SENAI e IEL assinam acordos de cooperação para inovação com ABDI e Embrapii

O objetivo é reunir esforços para estabelecer um marco de cooperação para colocar em prática trabalhos conjuntos

Acordos foram firmados durante a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo

Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmou dois importantes acordos nesta sexta-feira (2), durante a reunião de líderes daMobilização Empresarial pela Inovação (MEI) , em São Paulo. O primeiro se refere a uma parceria da CNI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial ( Embrapii). 

O objetivo é reunir esforços para estabelecer um marco de cooperação para colocar em prática trabalhos conjuntos que contribuam com objetivos estratégicos da MEI e da Embrapii. Entre as medidas prioritárias estão ações de integração na agenda de inovação e a realização de estudos, programas e imersões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

"Considerando a agenda estratégica da MEI, essas instituições executarão em 2017 diversas ações para aproximar o setor produtivo dos Institutos SENAI de Inovação e das unidades Embrapii. A ideia é reforçar essa conexão de modo a acelerar a inovação no país", destacou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. "Em 2016, realizamos um esforço para levar as empresas aos centros de conhecimento. Em 2017, levaremos nossos centros de conhecimento às empresas", acrescentou.

O presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, ressaltou que, mesmo antes da assinatura da parceria, a entidade já vinha trabalhando em conjunto com o Sistema Indústria em prol da propagação da cultura da inovação nas empresas, inclusive tendo participado das imersões em ecossistemas de inovação que a CNI realizou no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha. "Esta parceria vem coroar a participação da MEI na configuração desse novo instrumento de apoio para as empresas", disse Guimarães.

PARCERIA COM A ABDI - O segundo acordo firmado durante a reunião da MEI envolve o SENAI e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a meta de impulsionar a inovação mediante conexão entre as indústrias brasileiras e as startups de base tecnológica, além de micro e pequenas indústrias. A ideia, conforme o presidente da CNI, é promover ações para o desenvolvimento e a disseminação da cultura da inovação.

Caberá ao SENAI fornecer a infraestrutura para essa conexão, por meio dos institutos de inovação e tecnologia, e também com fomento previsto no edital de inovação. O presidente da ABDI, Luiz Augusto Ferreira, contou como o processo de parceria foi formulado para que tenha início já no começo de 2017.

"Focamos em três pontos. Um espaço de testes para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para startups, oferecido pelo SENAI; o segundo é um ambiente de colaboração para que as startups possam interagir de maneira efetiva com a indústria; e o terceiro é um processo de interação qualificada entre a indústria e startups, algo que já vem acontecendo no mundo e o Brasil não está avançando como deveria", detalhou o presidente da ABDI.

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Apoio à inovação, abertura internacional e reformas são essenciais para aumento de produtividade
Empresas brasileiras buscam parceria com centros de ponta em inovação e indústria 4.0 da Alemanha

Comentários