Apoio à inovação, abertura internacional e reformas são essenciais para aumento de produtividade

Considerada uma das principais questões da economia mundial, a produtividade foi o centro do debate do último painel do Diálogo Brasil-Países Nórdicos

"A maioria dos políticos não quer assumir esse risco, pois são medidas impopulares. Mas não fazê-las também tem. É preciso criar uma pressão para que esse assunto ganhe importância" - Tove Lifvendhal

Considerada uma das principais questões da economia mundial, a produtividade foi o centro do debate do último painel do Diálogo Brasil-Países Nórdicos , realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (22). Mesmo economias estruturadas e de crescimento estável como as da Finlândia, Noruega e Suécia enfrentam obstáculos para impulsionar o aumento da produtividade. Estratégias e peculiaridades nacionais à parte, todos os representantes dos países Nórdicos concordam em um ponto: reformas econômicas, apoio sistêmico à inovação e maior abertura internacional são fatores cruciais para impulsionar a eficiência dos países.

A lição que vem da Finlândia resume a importância dos três fatores. Com o fim da União Soviética, as empresas finlandesas tiveram de ganhar eficiência e melhorar a qualidade dos produtos não apenas para competir no mercado doméstico, que se tornou mais aberto à competição, como no internacional. O governo do país criou mecanismos de apoio à inovação para dividir os riscos do investimento e fomentar a pesquisa e a inovação.

"A Finlândia cresceu rapidamente baseada nos ganhos de produtividade, sobretudo entre 1994 e 2008. Fomos atingidos pela crise global de 2008, mas, mesmo assim, mantivemos os investimentos em inovação. A Finlândia só não é, hoje, mais resiliente às crises porque perdeu a chance de fazer reformas importantes em tempos de bom desempenho econômico", avaliou Visa Vihriäiä, diretor geral do Instituto de Pesquisa da Economia Finladesa (ETLA). O país é 5º mais inovador do mundo, segundo o Global Innovation Index 2016.

Relacionadas

Leia mais

Apesar da queda na atividade, indústria da construção está com expectativas menos negativas
Conselho debate como o Brasil pode avançar em direção à Indústria 4.0
Crescimento econômico depende da qualidade da educação e do aumento da produtividade

Comentários