CNI e SENAI são destaques de especial sobre inovação do UOL

Portal explorou papel das startups no desenvolvimento da indústria brasileira rumo à nova revolução industrial

As startups serão fundamentais para levar o Brasil ao patamar da Indústria 4.0, mostra o especial de inovação do UOL. O portal detalha a aproximação entre empresas de base tecnológica e grandes indústrias. Mostra como isso é estratégico para dar escala a novas tecnologias. "Depois de muitos olhares atravessados, indústrias do país e startups dão os primeiros passos para um futuro juntos. A principal meta é clara: desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a manufatura que acelerem a caminhada do parque industrial brasileiro rumo à quarta revolução do setor", afirma a reportagem.

No especial, a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, explica a importância de o país construir políticas para impulsionar a inovação e acelerar o desenvolvimento tecnológico. A matéria cita o estudo Pequenas e Médias Empresas Inovadoras e Startups, proposta feita pela CNI por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) para uma política nacional de inovação. O estudo mostra que falta articulação entre programas públicos de incentivo à pesquisa. "Países ricos tratam a inovação como estratégia de desenvolvimento porque gera competitividade, produtividade e prosperidade. Estamos na contramão e retrocendendo. Não temos uma estratégia nacional de inovação e tecnologia", comenta Sagazio.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também aparece na reportagem. A instituição foi elogiada pelo empresáro Wellington Moscon, da GoEpik, startup que desenvolveu uma plataforma de realidade aumentada e extração de dados das máquinas para prevenir falhas. "O fato de ter sido encubada no SENAI aproximou a GoEpik da indústria. Antes de abrir a startup, falamos com mais de 30 empresas e vimos que nossa proposta fazia sentido para elas. Nosso foco é acelerar o processo de indústria 4.0", detalha Moscon.

O SENAI faz a ponte entre grandes indústrias e startups por meio do Edital de Inovação da Indústria, realizado juntamente com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae). 

Conheça o especial do UOL: Match na nova indústria - Como a cultura das startups pode apresentar o Brasil à quarta revolução industrial.

Relacionadas

Leia mais

Indústria 2027: o futuro é agora
Consórcio de instituições brasileiras e europeias inaugura escritório no Brasil

Comentários