Empresários de diferentes setores da indústria firmaram aliança para aumentar a produção e a competitividade das indústrias na era 4.0. O acordo foi estabelecido durante o Fórum Econômico Mundial na semana passada, em São Paulo.
A Aliança 4.0 é uma iniciativa do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) em parceria com grandes nomes da indústria brasileira e internacional. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) faz parte do projeto.
O objetivo é conectar o Brasil aos padrões internacionais de inovação, promover a democratização da Indústria 4.0 e estabelecer o comprometimento das empresas para a criação de projetos e soluções que modernizem o parque fabril nacional.
Além da CNI, assinaram o acordo representantes da agência Investe São Paulo; o presidente da Siemens no Brasil, André Clark; o presidente da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva; o vice-presidente de negócios industriais da Schneider Electric, Cristiano dos Anjos; a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia; o presidente da consultoria Deloitte, Altair Rossato; o presidente da Adobe para a América Latina, Frederico Grosso; a presidente da SAP no país, Cristina Palmak; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Guto Ferreira; o presidente da Qualcomm para América Latina, Rafael Steinhauser; o presidente para América Latina da Amazon Web Services, Jeff Kratz; o vice-presidente da Basf, Tobias Dratt e a presidente da Agrosmart, Mariana Vasconcelos.
INDÚSTRIA 4.0 - É a incorporação e integração de tecnologias nos processos industriais desde o desenvolvimento até o uso. É uma fusão entre os mundos físico e virtual que cria sistemas chamados ciberfísicos. A principal diferença da denominada 4ª Revolução Industrial em relação às anteriores está na velocidade das transformações produzidas pela digitalização.