Vai ter desafio de robôs na Olimpíada do Conhecimento

Estudantes do SESI e do SENAI terão de cumprir diversas missões com robôs autônomos e controlados. São tarefas ligadas a áreas como Veículos Automotores, Construção Civil e Panificação

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) vão participar do Desafio de Robótica na Indústria durante a Olimpíada do Conhecimento, entre 5 e 8 de julho, em Brasília. A mostra terá 240 alunos da Educação Básica articulada com Educação Profissional (EBEP) divididos em 48 equipes de vários estados. O desafio é um jogo para robôs, de diferentes plataformas de hardware. Essas máquinas, construídas pelos próprios estudantes, vão atuar de maneira autônoma (programada) em um período do jogo, e controlada em outros momentos. 

As equipes terão de cumprir missões ligadas às oito principais áreas da indústria nacional: veículos automotores, celulose e papel, construção civil, frigorífico, máquinas e equipamentos, mineração, têxtil e panificação. A cada dia, oito equipes diferentes terão de realizar as missões. Algumas habilidades serão essenciais, como programação na linguagem adequada ao controlador escolhido (Arduino, LEGO ou outros), e a construção de robôs capazes de realizar as diversas tarefas.

No caso da missão em veículos automotores, por exemplo, os robôs terão de cumprir uma tarefa que simula a linha de produção para a montagem final do veículo. Eles terão de colocar algumas peças em uma esteira em funcionamento. Cada peça levada para a linha de produção vai contar pontos para a equipe. Tudo será feito de maneira lúdica na mesma mesa da competição onde serão realizadas as outras missões. 

SELETIVA PARA O MUNDIAL DE PROFISSÕES – Durante a Olimpíada do Conhecimento, também será realizada uma das seletivas para o mundial de profissões técnicas na Rússia, a WorldSkills 2019. Em Brasília, os estudantes vão disputar uma vaga para representar o Brasil na ocupação Robótica Móvel. Ao todo, cinco duplas participam das provas na capital federal, representando as unidades do SENAI de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Serão 18 horas de provas, divididas em quatro dias. Neste período, os estudantes terão de fazer ajustes e adaptações dos robôs construídos conforme briefing do projeto. Tudo será avaliado e a dupla que tiver o melhor desempenho será treinada pelo SENAI para representar o país na WorldSkills. O resultado será divulgado no último dia da Olimpíada do Conhecimento. 

As seletivas para a WorldSkills acontecem nos 26 estados e no Distrito Federal para 45 ocupações, em diferentes datas. As vagas são disputadas por 342 estudantes do SENAI. 

A OLIMPÍADA – A Olimpíada do Conhecimento 2018 vai apresentar, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. 
 
A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro. 
 
SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

Conheça os vencedores do concurso de youtubers do SESI e SENAI
6 tecnologias que vão fazer você querer mudar para a Casa Inteligente da OC2018
Disciplinas de exatas são caminho para profissões do futuro

Comentários