6 tecnologias que vão fazer você querer mudar para a Casa Inteligente da OC2018

A Olimpíada do Conhecimento é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho

Imagine controlar a iluminação, sistemas de som e até as cortinas da sua casa por aplicativo, tablet ou voz. Nem precisa imaginar, é só passar na Olimpíada do Conhecimento para ver como tudo isso funciona. O evento será promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entre 5 e 8 de julho, em Brasília.

A casa, montada dentro da Cidade Inteligente, vai mostrar o que há de mais moderno em sistemas de automação. Tecnologias que reforçam a segurança da casa, criam facilidades nas horas de entretenimento, de usar o banheiro e até para lavar roupas. Separamos alguns motivos para você dar uma espiadinha no lugar:

1.    Casa controlada por tablet, aplicativo e voz

Que tal controlar a iluminação da sala da sua casa e do seu quarto por voz e por tablet? Já imaginou o sistema de som e TV integrados ao sistema de iluminação? Isso já é uma realidade. Funciona assim: se você for ver um filme, com um único comando as luzes diminuem, o home theater liga juntamente com a TV, as cortinas se fecham e a TV vai para o canal do filme ou série que o usuário costuma assistir. Sim, as cortinas também são controladas por aplicativo. Outra atração do sistema de automação é o monitoramento do consumo de energia em tempo real. Com a possibilidade de controle total dos gastos em cada ambiente, tornando o imóvel mais sustentável.

2.    Dormir em casa e acordar onde quiser

Acordar todos os dias com o barulho do mar e vendo aquelas ondas convidativas para um banho de sol. Normal para quem mora à beira da praia, não é mesmo? Só que a cenografia também é uma realidade na Casa Inteligente montada pelo SESI e pelo SENAI. É só escolher entre imagens como montanhas, florestas ou praias, programar via aplicativo e as cenas ganham vida em uma janela digital. 

3.    Guarda-roupas inteligente

Chega de perder tempo experimentando roupas para decidir o look de trabalho ou o que usar na balada. A solução é o Digital Look, em que as pessoas podem experimentar roupas, sem ter que vestir nada. Como assim? É que o provador virtual tem um software com roupas inseridas em 3D. Com isso, diante do provador, o usuário escolhe a roupa que mais combina. Em alguns segundos, a peça escolhida aparece na tela de led sobre o seu corpo. O Digital Look é apenas demonstrativo. 

4.    Quem diria...o vaso sanitário não é mais o mesmo

Ao entrar no banheiro da Casa Inteligente, o design do vaso sanitário já chama atenção. E logo você vai perceber que a peça se tornou uma solução moderna, inteligente e funcional. O assento tem ajuste de aquecimento. Ideal para aqueles dias frios. A descarga é ativada por um sensor e funciona automaticamente, sem falar que a peça tem desodorização automática e intensa. Bastante comum em países como o Japão, esse vaso também estará na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília.

5.    Um banho como você nunca tomou

O banheiro da Casa Inteligente tem uma cabine de banho com recursos tecnológicos de última geração. É um novo conceito de banho, agregando relaxamento e diversão em um único espaço. Mas calma, nada de desperdiçar água. A cabine é equipada com chuveiro de teto, ducha manual, tela digital com som FM, MP3 e Bluetooth. Tem ainda dois bancos retráteis, receptor de telefone viva-voz, iluminação e painel touch screen para gerenciamento de comandos. Para relaxar, a cabine possui jatos verticais, sauna úmida inteligente com controle digital de tempo e temperatura. 

6.    Máquina de lavar roupas com dois cestos 

Agora dá para lavar, ao mesmo tempo, roupas brancas e coloridas, roupas de bebê e pesadas, com o sabão e o amaciante específico para cada um deles, sem manchar. A máquina de lavar 15 kg , da Casa Inteligente, é a única lavadora do mercado com cestos independentes. Além disso, ela tem enxágue antialérgico, que remove quatro vezes mais sabão que o enxágue normal, diminuindo riscos de irritações na pele e residual nos tecidos.

A OLIMPÍADA – A Olimpíada do Conhecimento 2018 vai apresentar, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. 
 
A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro. 
 
SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

Impressora 3D de concreto será uma das tecnologias presentes na Olimpíada do Conhecimento
Disciplinas de exatas são caminho para profissões do futuro
Olimpíada do Conhecimento 2018: leia todas as notícias

Comentários