Último dia do Mundo SENAI: garanta sua vaga em cursos on-line ou presenciais

Programação de fim de ano nos estados inclui oportunidades de olho no Natal, como cursos de panetone e de ceia natalina.

Mulher jovem branca com cabelo castanho sorri segurando livro em uma mão e com outro braço levantado em fundo azul

Esta sexta-feira (27) é o último dia para participar do Mundo SENAI. A programação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial inclui atividades presenciais para a comunidade, incluindo minicursos e palestras gratuitas, em mais de 300 unidades. Junto acontece a Feira Contrate-me, que vai promover a seleção on-line de candidatos de todo o país para mais de 9 mil vagas de emprego.

Para se inscrever, é só entrar no site do Mundo SENAI - Evento e clicar em “acesse o evento”. Na plataforma da Feira Contrate-me, haverá o painel de vagas.

Cursos de fim de ano

O SENAI também já começou a programação de fim de ano, com cursos para aprender a fazer panetone e ceita natalina. São mais de 8.900 vagas para cursos gratuitos e pagos também em outras áreas, como Automação Industrial, Eletrônica, Logística, Mecânica Segurança do Trabalho, Têxtil e muito mais.  Há oportunidades nos formatos presencial e remoto em diferentes estados brasileiros. Confira a lista abaixo.

Futuro Digital

Além da oferta de vagas nos estados, o marketplace do SENAI e de instituições de ensino parceiras, chamado Futuro.Digital, está com matrículas abertas para centenas de cursos de curta e média duração. Em novembro, a plataforma entra no clima de Black Friday, mas, em vez de um dia, será quase um mês de descontos.

Você já pode acessar o site e garantir o cupom exclusivo de esquenta. Os descontos vão de 10% a 80% em cursos do Futuro.Digital. No caso dos cursos técnicos, a primeira parcela da mensalidade será fixa, de R$ 79,90.

Acre

De olho nas festas de fim de ano, o SENAI Acre oferece um curso para aprender a fazer panetone. São 20 vagas para o curso gratuito com início em 6 de novembro. Os pré-requisitos são Ensino Fundamental Completo. Ao longo de 20 horas, os alunos aprenderão a cozinhar panetones variados de acordo com as tendências de mercado, as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Alagoas

O SENAI Alagoas está com 25 cursos abertos em Logística, Química, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Petroquímica, Automação Industrial, Eletromecânica, Edificações, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Informática pra Internet, Confeiteiro, Mestre de Obras, Padeiro, Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Motocicletas, Modelista, Informática Básica, Pizzaiolo, Condutores de Transporte de Produtos Perigosos, Excel, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Projetista de Sistemas Fotovoltaicos.

Amazonas

No SENAI Amazonas os cursos disponíveis são Técnico em Eletrônica, Excel Avançado, Soldador de Eletrodo Revestido, Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção Automotiva, Torneiro Mecânico, Técnico em Química, NR 10, Informatica Básica, Sistema Elétrico de Potência, Operador de Empilhadeira, Sobremesa Natalina, Ceia Natalina, Confeiteiro de Bolos Decorados com Chantininho e Confeiteiro de Salgados Assados.

Bahia

Até 31 de outubro você pode se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional no SENAI Bahia de novembro. São 825 vagas para adultos e jovens a partir de 15 anos. Os cursos têm duração variável, com carga mínima de 160 horas, oferecem certificado de qualificação profissional e serão realizados no formato de aulas presenciais e 100% remotas ao vivo. Para realizar o curso, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.

Os processos seletivos são supervisionados pela Comissão de Seleção do SENAI BAHIA e executados com base nos editais específicos para os cursos de Aprendizagem Industrial Básica e em Regulamento próprio para os cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional. Você pode ler o regulamento aqui.

Ceará

Os cursos do SENAI no Ceará estão com desconto de até 50%. A promoção é válida até 31 de outubro ou enquanto existirem vagas disponíveis. Há opções presenciais e semipresenciais nas áreas Técnico Têxtil, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, Calçados, Logística, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Eletromecânica.

Mato Grosso

O SENAI Mato Grosso está com cursos técnicos abertos nas áreas de Alimentos, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Mecânica, Modelagem do vestuário e Segurança do trabalho. As inscrições pode ser feitas pelo site.

São Paulo

O SENAI-SP está com mais de 3.500 vagas abertas para cursos técnicos presenciais no estado de São Paulo, que começam no primeiro semestre de 2024. Os cursos são gratuitos e voltados para a formação profissional, com foco nas mais diversas áreas tecnológicas da indústria. 

Entre as áreas, destacam-se cursos em Administração, Automação Industrial, Biotecnologia, Design Gráfico, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Instrumentação Industrial, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Multimídia, Plástico, Química, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário. 

Os interessados devem ter no mínimo 14 anos ao iniciar o curso, além de conclusão da 1ª série do Ensino Médio para ingressar em turmas do período da manhã e Ensino Médio completo para as turmas noturnas.  As inscrições ficam abertas de nove de outubro até seis de novembro de 2023 e a prova de seleção acontece no dia 26 de novembro. 

Paraná

O Senai do Paraná tem vagas para cursos de Aperfeiçoamento/Especialização Profissional, Aprendizagem Industrial Básica, Habilitação Técnica de Nível Médio e Qualificação Profissional em áreas como Alimentos e bebidas, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil - Edificações, Construção Civil - Instalações, Educação, Eletroeletrônica, Energia GTD, Gestão, Logística, Madeira e mobiliário, Metalmecânica - Fabricação Mecânica, Metalmecânica - Mecânica, Metalmecânica - Soldagem, Química, Refrigeração e climatização, Segurança do trabalho, Tecnologia da Informação, TI – Software e Vestuário.

Ao todo são 2.507 vagas sendo 2.437 vagas para cursos presenciais e 70 vagas em cursos no formado educação a distância. Para mais informações, acesse o site do Senai Paraná.

Rio de janeiro

A Firjan SENAI, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cursos nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil – Edificações, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Logística, Metalmecânica – Mecânica, Metalmecânica – Metalurgia, Metalmecânica – Soldagem, Petróleo e Gás, Química, Refrigeração e Climatização, Ti – Software e Vestuário em todo o estado.

Há cursos técnicos por apenas R$ 79,90 na primeira mensalidade. A lista de cursos inclui as modalidades presencial e EAD em Cursos Técnicos, de Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento/Especialização Profissional.

Para saber mais, ligue no 0800 0231 231 ou acesse o site da Firjan SENAI, onde é possível reservar as vagas.

Rondônia

O SENAI-RO abriu as inscrições para 2.100 vagas de cursos gratuitos para o primeiro semestre de 2024. Para a Aprendizagem Industrial Básica, são 385 vagas na modalidade presencial e 1.190 na EAD. Já na Aprendizagem Industrial Técnica, são 105 vagas para a modalidade presencial e 420 para EAD.

A primeira chamada as vagas são para atender as demandas da indústria, cujo prazo para entrega de relação dos jovens indicados pelas empresas contribuintes vai de 24 de outubro a 16 de novembro de 2023. O período de matrículas para candidatos classificados no Processo Seletivo vai de 17 de novembro a 8 de dezembro deste ano. A segunda chamada é direcionada aos candidatos da comunidade, cujas inscrições vão de 17 de dezembro a 7 de janeiro de 2024. O início das aulas é em 29 de janeiro.

Os cursos básicos são exclusivamente para jovens de 14 a 23 anos e escolaridade a partir do 9º ano do ensino fundamental. Já os cursos técnicos são direcionados a jovens também de 16 a 23 anos, porém com exigência de escolaridade a partir da 2ª série do ensino médio.
 

SENAI é referência em educação profissional na América Latina

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano. Em 81 anos de história, formou mais de 80 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.

Sobre o levantamento quinzenal de vagas

A Agência de Notícias da Indústria faz um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Para tirar dúvidas ou obter mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado.

Relacionadas

Leia mais

SENAI e empresas lançam desafio de inovação e empreendedorismo para estudantes
Nas telas do cinema: filme do Claudinho e Buchecha teve pré-produção em escola do SENAI
84,4% dos ex-alunos SENAI de cursos técnicos de nível médio estão empregados

Comentários