SENAI e empresas lançam desafio de inovação e empreendedorismo para estudantes

Alunos de escolas e faculdades públicas e privadas podem se inscrever no GP SENAI de Inovação, que acontece on-line em novembro. Prêmios vão de crédito para cursos a viagem técnica

Competição integra a Saga SENAI de Inovação, série de atividades que permitem ao aluno vivenciar o ciclo de inovação das empresas

Estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, de qualificação, aprendizagem e graduação podem participar do Grand Prix (GP) SENAI de Inovação, competição de inovação e empreendedorismo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e grandes empresas.

A disputa faz parte da Semana SENAI de Inovação, que acontece on-line entre os dias 6 e 10 de novembro. O evento conta com palestras, mentorias e o GP, que desafia equipes formadas por dois a cinco estudantes a desenvolverem conceitos de negócios e criarem protótipos para desafios lançados pela indústria. 

•    Garanta sua vaga: inscrições abertas até terça-feira (31). Mas, antes, atenção ao regulamento

São três categorias para o Grand Prix: Júnior (estudantes do ensino médio), Avançada (cursos técnicos, de qualificação, aprendizagem ou aperfeiçoamento) e Sênior (graduação tecnológica, bacharelado ou licenciatura). Os times podem ser formados por alunos de cursos e de escolas e faculdades diferentes.

No momento da inscrição, além de escolher a categoria, é preciso selecionar a área/temática, para a qual uma grande empresa vai propor um problema. São elas: Automação, Automotiva, Saúde, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Os competidores conhecem as empresas só na semana do GP, mas, para ter uma ideia, participaram de edições anteriores o Google Cloud, a Cisco e a Rockwell.

Como funcionam a competição e premiação 

Na semana do dia 6 de novembro, os estudantes terão aproximadamente 72 horas para submeter o Business Model Canvas (ou Quadro de modelo de negócios), o pitch (discurso de elevador) e o protótipo na plataforma.

Estudantes do SENAI de Santa Catarina competem no Grand Prix

Entre workshops e palestras, as equipes contarão com o apoio remoto da equipe de técnicos do SENAI, de representantes das empresas e de especialistas convidados. Nesse processo, as empresas identificam não só soluções para seus problemas, como também grandes talentos. 

Encerrado o evento, o SENAI mobiliza cerca de 200 avaliadores, que terão o mês de novembro para analisar os projetos. A premiação das três melhores ideias de cada desafio em cada categoria ocorre em 13 de dezembro, em uma transmissão ao vivo no canal do SENAI Play no Youtube.

Os prêmios vão de medalhas e SENAI Coins, que podem ser utilizados no Banco de recompensas SENAI em produtos ou em cursos, a uma viagem técnica em 2024 para um ecossistema de inovação. Todos os competidores ganham certificado de participação. 

Última edição teve mais de 6 mil estudantes inscritos

O Grand Prix SENAI de Inovação existe desde 2013 com a proposta de combinar educação e inovação. 

“O GP se consolidou como uma grande disputa nacional, aberta a estudantes de escolas e faculdades públicas e privadas e dos institutos federais. É uma oportunidade para os jovens se aproximarem das empresas, conhecerem desafios reais do setor onde querem trabalhar e ainda vivenciarem metodologias de inovação aberta, criatividade e empreendedorismo”, ressalta o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado.

A última edição, em outubro do ano passado, teve a inscrição de 1.450 equipes, formadas por 6.095 mil estudantes, de 26 Unidades da Federação, além de 294 mentores e 292 avaliadores.

*Matéria atualizada em 23/10 com o novo prazo das inscrições: 31/10

Relacionadas

Leia mais

84,4% dos ex-alunos SENAI de cursos técnicos de nível médio estão empregados
Oportunidades no SENAI! São 11 mil vagas para cursos gratuitos e pagos
É estudante ou ex-aluno do ensino superior? Inova Talentos tem vagas de até R$ 6,5 mil!

Comentários