
O Serviço Social da Indústria (SESI) certificou a primeira turma do Programa de Especialização Docente (PED Brasil). A metodologia de ensino, desenvolvida em parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, começou a ser implementada na rede em 2021. Seis estados - Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe - foram selecionados para participar do projeto piloto. Os 53 professores formados serão responsáveis por levar a pós-graduação a outros departamentos e profissionais da rede a partir do segundo semestre de 2024.
O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para o ensino de Matemática ou Ciências da Natureza, com o propósito de promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford.
“Com a ampliação do programa, temos avançado em discussões pedagógicas mais qualificadas, proporcionando um sólido suporte à prática docente. O currículo do PED estabelece uma coerente articulação entre teoria e prática, incentivando os professores a projetar salas de aula mais equitativas e, assim, contribuindo positivamente para o aprendizado dos nossos estudantes”, destaca André Alcantara, analista de educação do SESI Nacional e coordenador nacional do Programa.
A professora de Ciências da Natureza, Tairine Favreto, do SESI Santa Catarina, enfatiza que o PED Brasil possibilita a vivência em trabalhar com o aluno individualmente, trazendo a equidade para dentro da sala de aula.
“O meu maior aprendizado foi aprender a lidar com a diversidade de situações em sala de aula, saber trabalhar com a miscigenação do Brasil e sua pluralidade”, declara.
Como a metodologia será multiplicada?
Agora, os seis departamentos regionais (DR’s) que concluíram a formação vão ofertar a pós-graduação a colegas de profissão de seus estados. Por exemplo, o DR do Rio Grande do Norte tem dez professores formados que serão responsáveis por abrir novas turmas e replicar a metodologia. Ou seja, ao final do processo, serão, em média, 30 docentes formados por turma.
Para Willian Oliveira, professor de Ciências da Natureza do SESI Sergipe, o principal ganho dessa formação é poder compartilhar essa experiência com outros profissionais, contribuindo para o futuro dos jovens com uma educação de qualidade. Ele destaca, ainda, que a metodologia do PED é centrada no estudante, baseada em evidências, naquilo que traz equidade para a sala de aula.
“Como professor e como cidadão, nós buscamos uma educação de qualidade. O mais interessante é que consigamos compartilhar tudo isso e criemos uma rede de profissionais de educação que passe por essa vivência”, ressalta o educador.
Expansão do programa
Os departamentos regionais do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul já estão em processo de formação e, a partir de agosto de 2025, serão os novos multiplicadores do programa, totalizando 12 estados em atuação com a metodologia PED Brasil.
Além disso, ao final deste ano, o SESI vai ampliar o programa para mais três departamentos, expandindo a rede para 15 regionais.