SESI e Futura lançam séries sobre a EJA e a implementação do Novo Ensino Médio

Com 13 episódios cada, “Novo Ensino Médio: É Sobre Isso” e “De Volta às Aulas” mostram como a educação provoca mudanças positivas ao tornar o estudante protagonista

Série mostra realidades de diferentes escolas, de Magé (foto), no Rio de Janeiro, a Caarapó, no Mato Grosso do Sul

Futura e o Serviço Social da Indústria (SESI) se unem, mais uma vez, em prol da educação brasileira e lançam duas séries em formato documental, com treze episódios de 26 minutos cada, que acompanharam o dia a dia de estudantes de diferentes idades e locais do país. “Novo Ensino Médio: É Sobre Isso” e “De Volta às Aulas” estreiam, respectivamente, nos dias 21 e 22 de dezembro, às 18h30, no Canal Futura.

Na série “Novo Ensino Médio: É Sobre Isso”, os episódios retratam como escolas em lugares tão diversos como Magé, no Rio de Janeiro; União dos Palmares, em Alagoas; ou Caarapó, no Mato Grosso do Sul, lidaram com a implementação desse novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento.

Em cada escola são apresentados o protagonismo, o olhar e as dúvidas dos estudantes diante dos desafios do Novo Ensino Médio. Com vivências e realidades diferentes, os jovens protagonistas também revelam o que desejam para suas vidas e seu futuro e de que forma se sentem seguros com a educação que receberam para suas conquistas. Os episódios vão ao ar às quartas-feiras, às 18h30.

Resgate de milhões de brasileiros que não terminaram os estudos

“De Volta às Aulas” é focada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses estudantes, que interromperam seus estudos por diversos motivos, retornaram à escola para completar sua formação. Os episódios vão ao ar às quintas-feiras, às 18h30.

Turmas da EJA transformam vidas de jovens e adultos e suas famílias

Com depoimentos emocionantes e sensíveis, os estudantes compartilham suas trajetórias, mostram seu dia a dia e suas escolas (que nem sempre têm “cara” de escola; às vezes, as aulas podem ser dentro de uma secretaria, por exemplo) e declaram de que forma a EJA transformou suas vidas e a de suas famílias.

“Essas séries confirmam que o compromisso com a educação pode influenciar positivamente a trajetória de estudantes na reflexão e construção do seu projeto de vida. A gente acredita que histórias de pessoas reais inspiram outras pessoas, e essas séries trazem estudantes, professores, famílias e gestores compartilhando suas experiências justamente com esse objetivo”, reforça Deca Farroco, Gerente de Produção do Futura. “Sempre acreditamos na força e no comprometimento de quem investe seu tempo na educação”.

Para o gerente-executivo de Educação do SESI, Wisley Pereira, as séries poderão contribuir com dois grandes desafios para a educação no país: as mudanças – tão necessárias – previstas no novo ensino médio e o resgate de milhões de brasileiros que não concluíram os estudos.

“O ensino médio deve servir como uma ponte entre a formação básica e o futuro do estudante, fazendo com que ele veja sentido e se sinta protagonista no processo de aprendizagem. É preciso dar oportunidade para a escolha profissional e a área em que ele deseja seguir estudando. Tanto ao jovem que está nessa etapa quanto aos adultos que não terminaram”, defende Wisley Pereira.

Relacionadas

Leia mais

7 vantagens de fazer a EJA no SESI
Alfabetização: além do ler e escrever, uma transformação na vida de alunos do SESI
#7 - Os desafios do Novo Ensino Médio

Comentários