O Serviço Social da Indústria (SESI) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ano letivo de 2022. Mais que uma nova chance para concluir os estudos, retornar à sala de aula abre oportunidades para o futuro profissional. O SESI está preparado para ajudar você, com uma rede com mais de 300 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Confira sete vantagens de fazer a EJA no SESI e não perca essa oportunidade de recomeçar!
1. Reconhecimento de saberes
Essa metodologia ocorre por meio da identificação e validação de competências e habilidades adquiridas ao longo da vida pessoal, social e profissional. Desse modo, os conhecimentos prévios do aluno são aproveitados, o que reduz a carga horária em sala de aula e valoriza o estudante como um sujeito que possui uma história e vivências anteriores.
O processo é iniciado no momento da matrícula, em que o estudante preenche questionários e participa de entrevistas individuais e coletivas. Em seguida, há a validação das competências identificadas e a certificação, conforme todos os processos da metodologia de Reconhecimento de Saberes.
2. Material didático próprio
A rede SESI é uma das primeiras do país a ter material didático de autoria própria e desenvolvido com a colaboração dos docentes para todas as etapas de ensino escolar e também para a modalidade da EJA. O material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Novo Ensino Médio.
A iniciativa permite o constante aprimoramento do conteúdo com base nas experiências e nos feedbacks dos professores que utilizam o material em sala de aula. Dessa forma, amplia-se a conexão entre a teoria e a prática, o que permite maior autonomia dos estudantes.
Em 2021, o material didático dos anos finais teve 1,8 mil contribuições dos professores da rede, desses, 70% foram elogios.
3. Capilaridade da rede
O SESI conta com 317 escolas espalhadas por todos os estados brasileiros e possui mais de 70 mil alunos matriculados no país. Confira aqui a unidade SESI mais próxima de você!
4. Projetos educacionais inovadores
O SESI conta com ferramentas e plataformas educacionais inovadoras que complementam o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Jogos, programação, robótica, simuladores, entre outras tecnologias são aliados dos docentes para promover uma educação que prepare os alunos para os desafios da atualidade e do mundo do trabalho.
5. Oferta flexível
Os alunos da EJA têm a possibilidade de realizar até 80% do curso a distância. A oferta flexível é um grande aliado no processo educacional, uma vez que a maioria dos estudantes lida com a dupla jornada de trabalho e estudos. A dificuldade de conciliar horários é um dos principais fatores de abandono escolar dos estudantes dessa modalidade, portanto a flexibilidade aumenta as chances de conclusão dos estudos.
6. Itinerários alinhados ao mundo do trabalho
Ao ingressar nas escolas SESI, o estudante tem a possibilidade de escolher um dos oito segmentos da indústria (Alimentos e bebidas; Construção civil, Couros e calçados; Madeira e Mobiliário; Química, Metalmecânica; Minerais não metálicos; Têxtil e vestuário) para nortear os estudos.
Esse modelo educacional dialoga com o mundo do trabalho e permite que o aluno tenha mais familiaridade com os conteúdos estudados e veja a sua aplicação prática.
7. EJA profissionalizante
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o SESI oferta a Nova EJA Profissionalizante. Assim, o estudante conclui o Ensino Médio e um curso de Qualificação Profissional no período de um ano.
Esse modelo de ensino qualifica profissionalmente os alunos para o mundo do trabalho e aumenta as suas chances de empregabilidade. Vale lembrar ainda que todo o projeto SESI para a EJA é aprovado pelo Conselho Nacional de Educação desde 2016.