Sesi de Dourados detalha programa de inclusão de deficientes no mercado

Entidade vai assessorar as empresas sobre a implantação e a prática dos preceitos da responsabilidade social, por meio da valorização da diversidade e da promoção da inclusão

O Sesi de Dourados realizou, na tarde de ontem (03/04), uma reunião com o procurador do Trabalho Cícero Rufino Pereira, do MPT (Ministério Público do Trabalho), com o superintendente-regional do Trabalho e Emprego no Estado, Anizio Pereira Tiago, e com representantes das indústrias da região para detalhar a operacionalização do PcD (Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho) no município. De acordo com o superintendente do Sesi, Michael Gorski, durante a reunião ficou bem explicado que a entidade vai assessorar as empresas sobre a implantação e a prática dos preceitos da responsabilidade social empresarial por meio da valorização da diversidade e da promoção da inclusão.

"O Programa busca atender não apenas uma demanda legal, mas sim aumentar a colaboração e a sinergia entre as equipes e consolidar as relações de trabalho, transformando o ambiente corporativo em um lugar de oportunidades e valorização da diversidade. Não é apenas contratar uma pessoa com deficiência, mas oferecer possibilidades para que possa desenvolver seu potencial, permanecer e crescer, atendendo aos critérios de desempenho", declarou Michael Gorski.

Ainda segundo o superintendente, o Sesi tem como foco atender as indústrias auxiliando-as em suas obrigações legais, como a necessidade das reservas de vagas de cotas. "O artigo 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, estabelece que empresas com até 200 empregados precisam destinar 2% dos cargos a pessoas com deficiência, enquanto para aquelas com até 500 funcionários esse percentual sobe para 3%, de 501 a 1.000 funcionários o índice chega a 4% e para aquelas com mais de 1.001 funcionários devem reservar 5% dos cargos", detalhou, completando que o PcD tem como meta a inserção de 1,5 mil pessoas no mercado de trabalho ao longo deste ano em Mato Grosso do Sul.

Para o procurador do Trabalho Cícero Rufino Pereira, a reunião foi extremamente produtiva pela aproximação com o Sesi e os representantes das indústrias da região de Dourados sobre a orientação e adequação da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. "Tais medidas são fundamentais para essa inserção, que ainda pode servir como uma abertura para essas pessoas na sociedade e, com isso, serem inseridas também como cidadãs. É importante e emocionante promover esse direito à pessoa com deficiência a ter direitos a partir da inserção no mercado de trabalho", declarou.

Ele acrescenta que é fundamental alinhar essa ação com o Sesi, já que é baixo o índice de contratação de pessoas com deficiência pelas empresas sul-mato-grossenses. "Nós temos relatos de grandes empresas no Estado que não possuem se quer uma pessoa que se enquadra nessas condições. Este é um trabalho desafiador e, por isso, fico realmente satisfeito em estreitar a parceria com o Sesi para tentar mudar esta realidade," pontuou.

Já o superintendente-regional do Trabalho e Emprego no Estado, Anizio Pereira Tiago, declarou que o mais importante é a relação de parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela aplicação das regulamentações de cotas, o MPT, com a fiscalização, e o Sesi, representando e intermediando a iniciativa com as indústrias. "Com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, as empresas e a sociedade se beneficiam. As empresas devem gerar a oportunidade visando à responsabilidade social e empresarial e ter o Sesi como parceiro para disseminar as orientações para essas empresas", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

SENAI apresenta ações inclusivas no Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão
Cresce a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
8 projetos do SENAI que promovem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência

Comentários