SESI Bahia participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

A etapa estadual da competição acontece neste final de semana, em Salvador. Com o Desafio Cidades Criativas, os estudantes vão apresentar projetos de pesquisa que propõem soluções para a capital baiana

A programação é aberta ao público e gratuita

A Bahia sedia neste final de semana a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento neste sábado (24) e domingo (25), vai reunir mais de 800 competidores em Salvador. Ao todo são 128 equipes inscritas, 53 delas do interior. A etapa estadual terá representantes de 20 municípios baianos, incluindo os de Salvador e da Região Metropolitana.

Entre as representações do interior que participam da competição de robôs, a maior delegação vem do sudoeste, em especial das cidades de Vitória da Conquista e Jequié, que irão trazer para Salvador 18 equipes. A região oeste vem na sequência com o maior número de equipes: 11 (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa); seguida da região norte, com 9 participantes das cidades de Feira de Santana, Seabra e Senhor do Bomfim.

O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia, que participa com 18 equipes das escolas da rede na capital e interior. As atividades vão ser concentradas no estacionamento I, do Shopping da Bahia, a partir das 8 horas deste sábado (24). As disputas de robôs prosseguem até o domingo, às 16 horas, quando serão conhecidas as equipes selecionadas para a etapa nacional da OBR. A programação é aberta ao público e gratuita.

DESAFIO CIDADES C.R.I.A.T.I.V.A.S - Durante a OBR, os estudantes do SESI Bahia e das redes públicas estadual e federal de ensino médio e técnico vão participar do Desafio Cidades C.R.I.A.T.I.V.A.S - Tecnologia para o Bem de Todos. Eles vão apresentar projetos de pesquisa que propõem soluções para a cidade de Salvador, utilizando a robótica como suporte tecnológico.

As propostas serão submetidas a um júri técnico e popular e os projetos vencedores serão apresentados durante o Agenda Bahia, iniciativa realizada pelo Jornal Correio e que tem a parceria do SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), SENAI Cimatec e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Além das competições das equipes, formadas por estudantes de escolas públicas, particulares e técnicas da Bahia, os visitantes poderão fazer uma imersão no universo da robótica e conhecer outras experiências nesta área desenvolvidas na Bahia.

ATRAÇÕES - Entre as atrações, destinadas a crianças, jovens e adultos apaixonados por robótica, destaca-se a participação da equipe baiana Sevenspeed  campeã nacional de Fórmula 1 nas Escolas, que irá representar o Brasil na competição internacional, em novembro, nos Emirados Árabes. Os estudantes, que fazem parte da Liga Robótica SESI, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, construíram o carrinho de corrida mais rápido do Brasil e agora vão tentar repetir o feito, em novembro, em Abu Dhabi.

MODALIDADES - Os visitantes também vão conhecer outras modalidades de robótica nos estandes. São elas a FIRST LEGO League, a FIRST TECH Challenge e o ZCoding. Toda a programação é acessível a crianças a partir dos 8 anos de idade.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA - ETAPA BAHIA
Quando: 24 (sábado) das 8 às 18h e 25 (domingo) das 8 às 16h
Onde: Estacionamento I - 1, Shopping da Bahia - Salvador
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

A vida nas cidades é o tema da nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League
Quer participar do Torneio SESI de Robótica? 6 dicas pra você brilhar
Após Festival SESI de Robótica, jovens conquistam 33 prêmios em torneios internacionais

Comentários