SENAI/CE ganha cinco medalhas e nove diplomas de excelência

Vencedores enfrentaram competição nacional do Ceará e venceram provas estaduais

Cinco medalhas e nove diplomas de excelência foram o saldo da delegação cearense formada por 19 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) na 7ª Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas, realizada de 12 a 18 de novembro no Parque Anhembi, em São Paulo. Os alunos de cinco escolas do SENAI concorreram com outros de todo o Brasil.

Das cinco medalhas, uma foi de prata e as outras quatro de bronze. O ganhador da medalha de prata foi o competidor cadeirante de mecânica de automóveis Germano Costa (foto, às esquerda no pódium), do Centro de Formação Profissional Waldyr Diogo de Siqueira, no bairro Barra do Ceará. Foi a primeira vez que a Olimpíada do Conhecimento contou com provas específicas para que portadores de deficiência mostrassem suas habilidades. Já Antônio Fernandes de Oliveira, também do SENAI da Barra do Ceará, competidor deficiente visual na modalidade tecnologia da informação (TI), ganhou diploma de excelência.

Os ganhadores das quatro medalhas de bronze são Mauri Saraiva dos Santos (eletrônica industrial) e  Edilaine Santiago de Oliveira (instalação e manutenção de Redes PC), ambos do SENAI da Barra do Ceará, além de Francisco Heleno e Daniel Garrison (mecatrônica) e Anderson Soares (fresagem), do Centro de Formação Profissional Antonio Urbano de Almeida, no bairro Jacarecanga. Outros nove competidores cearenses ganharam diploma de excelência pelo bom desempenho na competição.

Para chegar à competição nacional, os 19 alunos do Ceará venceram provas estaduais. A Olimpíada do Conhecimento, que reuniu 640 alunos de todo o país, é organizada, a cada dois anos, pelo SENAI. Durante quatro dias, os participantes foram testados em provas que simulam desafios do dia a dia do trabalho em 60 ocupações profissionais da indústria, do comércio e do setor de serviços.

Para obter o bom resultado, os alunos treinaram cerca de oito horas por dia, acompanhados por um professor orientador para cada área do conhecimento, além de receberem acompanhamento psicológico em grupo e individual.

Ensino de qualidade
Além do reconhecimento do talento dos jovens, a Olimpíada do Conhecimento mostra o alto nível da educação profissional oferecido nas escolas do SENAI.

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2012, pesquisa elaborado pelo SENAI para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição, até 2015, o Brasil terá de formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais. Essa necessidade produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) e padeiros até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas. Para o Ceará, até 2015, a demanda é por 161,2 mil profissionais capacitados, o que corresponde a 2,3% de todo o país.

Do total da demanda nacional, 1,1 milhão será por trabalhadores para ingressarem em novas oportunidades no mercado.

Relacionadas

Leia mais

Tem vaga! SENAI está com inscrições abertas para cursos em todo o Brasil
O SENAI foi a pista de onde eu decolei para realizar meus sonhos, diz astronauta Marcos Pontes, que também estudou no SESI
Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba

Comentários